Você tem medo de fracassar?

O sucesso é muito mais um caminho, que apenas um resultado.

Postado dia 15/03/2016 às 09:00 por Priscilla Brandeker

sucesso

Foto: Divulgação/Internet

O pior dessa história é que esse medo é capaz de nos travar em diversas situações, mesmo cansados de saber que não adianta sentirmos tal medo. Como fazer então?

A primeira tarefa é internalizar que o fracasso faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano e não há cobrança que o faça cessar, porém, sem desafiá-lo não há como nos movermos.

Em nossas vidas, somos levados a crer e perseguir um modelo de pessoas perfeitas, invencíveis e vencedoras, ainda mais considerando os moldes atuais em carreira, vida pessoal, familiar e mil outros papéis que exercemos. Somos quase sobre-humanos e queremos fazer tudo perfeitamente bem. Para diminuir o medo de fracassar, primeiro diminua crenças, padrões e cobranças de perfeição, pois se até mesmo nossos maiores ídolos não são perfeitos, como poderemos ser? Você saberia dizer quantos fracassos grandes mestres precisaram para chegar a uma considerada vitória? Quantas tentativas, erros e acertos foram e são necessários para se chegar a um resultado satisfatório em qualquer ramo de atividade que seja? Agora me diga: O quanto você está exigindo de si mesmo?

Cuidado com a autoimagem. Ela é traiçoeira e embora a todo custo digamos que precisamos ter autoconfiança, autoestima e força de vontade, precisamos ter os pés no chão e equilibrar talentos, habilidades, capacidades e disponibilidade também. Mas como conseguimos ser um pouco mais lights e menos escravos e exigentes de tantos padrões?

A sensação do fracasso é ruim, fato, pois além de tudo, envolve uma série de expectativas, investimentos e sonhos, ok. Algumas vezes temos a sensação que o sofrimento nunca vai passar e seremos pessoas fracassadas pelo resto de nossas vidas. Pegamos um evento pontual, e projetamos em todos os nossos sonhos, dali para frente e sabe o que acontece? Um bloqueio que não deixa com que as coisas fluam e o sucesso tão esperado venha à tona.

Já experimentou saborear cada conquista, por mínima que seja? É comum pensarmos que nunca mais vamos encontrar um par perfeito, ou encontrar o emprego dos sonhos, cada vez que nos consideramos fracassados. O medo do fracasso também pode ser o medo do sucesso, o medo do novo, do desconhecido, do não vivido, pense nisso. O sucesso é muito mais um caminho, que apenas um resultado. Relaxe, saboreie cada conquista, enxergue com outros olhos, cobre-se menos e use sua criatividade. O autoconhecimento é uma das melhores maneiras para viver leve e deixar as coisas fluírem!

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Priscilla Brandeker

Priscila Brandeker é psicóloga especializada. Atende crianças, adolescentes, adultos e também pessoas da terceira idade. Priscilla T. Brandeker Psicóloga (CRP 06/123945)

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter