Você sabe o que é ecologia humana?

A ecologia humana tem como objetivo principal o estudo na relação do homem com o seu ambiente natural

Postado dia 18/01/2016 às 00:00 por Claudio Antonio

Foto: Divulgação/Internet

O ser humano é de constituição física bastante desvantajosa. Por isso, por meio da cultura, adotou, e levou às últimas conseqüências, a estratégia de adaptação do meio ambiente ao seu corpo. Logo, sobreviveu até agora e em todos os ambientes terrestres do planeta, sem adaptações corporais que levassem sequer à formação de outras subespécies ou mesmo de raças. Os elementos do meio ambiente original manipulados passaram também a integrar o meio ambiente dos seres humanos e dos outros elementos sujeitos aos efeitos da manipulação. O meio ambiente humano combina tanto os elementos naturais (orgânicos e inorgânicos) quanto os culturais que dão suporte à vida humana e pode ser favorável à manutenção da saúde do homem, ou seja, às funções orgânicas, físicas ou mentais necessárias para a sobrevivência e reprodução dos indivíduos.

Há um limite mínimo de salubridade, que é aquele que possibilita a sobrevivência de uma quantidade mínima de indivíduos até a idade reprodutiva e a sua reprodução numa taxa suficiente para repôr os indivíduos mortos.  Abaixo desse limite mínimo de salubridade, a espécie está fadada à extinção. Esse limite é muito inferior aos padrões de conforto (por exemplo: bem estar material) atualmente considerados civilizados. A questão impõe um limite máximo ao conforto usufruído por uma dada geração humana, pois este não pode ser obtido à custa dos meios necessários para a manutenção de um meio ambiente sadio para as gerações futuras.

Podemos definir o meio ambiente humano saudável como aquele que permite a sobrevivência por tempo indeterminado da espécie homo sapiens e satisfaz as necessidades de cada indivíduo, proporcionando-lhe a oportunidade de viver uma vida digna.

Essa definição inclui dimensão física (o limite mínimo físico de salubridade e máximo de conforto), a cultural (a necessidade de respeito a cada indivíduo humano e a concepção de bem de cada cultura) de um meio ambiente saudável. É, portanto, uma definição relativamente aberta e que deverá ser especificada para cada grupo cultural por meio do embate político.

O campo de estudo da ecologia humana é uma grande reivindicação e propriedade sobre a biologia, com o estudo das cadeias tróficas e o ser humano, por exemplo, a geografia, com as dispersões populacionais e os estudos migratórios, a sociologia, através da pesquisa social-metabólica das comunidades, a antropologia, com os estudos adaptativo-culturais da raça humana e a psicologia, através das pesquisas que relacionam o meio-ambiente e o comportamento do homem.

De fato a ecologia humana é uma ciência multi disciplinar, que toca todos esses campos e exige, para uma pesquisa séria, uma cuidadosa escolha do objeto de estudo e a escolha da metodologia e disciplinas envolvidas na pesquisa. Sem dúvida, esta ciência é nova, que tem ainda muito a oferecer para evolução da mesma, contribuindo com as bases teóricas do desenvolvimento sustentável e apontando limites e perspectivas que o homem precisa ter no seu processo evolutivo no planeta Terra.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Claudio Antonio

Possui graduação em Tecnologia Processos de Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia Senador Flaquer (1982).

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter