Você sabe conversar?

Então, comece do mais básico ponto possível: Dedique-se a conversar mais e prestar atenção na qualidade da sua conversa!

Postado dia 22/04/2016 às 10:26 por Renata Adriane

conversar

Foto: Reprodução/internet

Conversar parece algo tão natural que nem ao menos nos damos conta de que no início da nossa vida isso não era assim tão fácil. Pouco antes dos dois anos muitos de nós já começou a ter experiências com uma comunicação falada.

E falar e ser bem compreendido não são tarefas tão triviais quanto parece. É fruto de aprendizagem. Conversar é um hábito. Se você não pratica, a chance de não ser tão bem sucedido como gostaria é grande!

Uma conversação envolve comportamentos que exigem muito mais do que abrir a boca. Toda boa conversa exige atenção para dizer o que se pretende e ouvir o que o outro diz, organização de ideias de forma que o que queremos anunciar tenha início, meio e fim, coragem para se expor ao outro, afinal, em toda conversa estamos defendendo, mesmo que implicitamente, um ponto de vista.

Se você deseja ter mais sucesso ao se comunicar, precisa praticar alguns cuidados especiais para manter o seu contato com o outro mais assertivo.

Então, comece do mais básico ponto possível: Dedique-se a conversar mais e prestar atenção na qualidade da sua conversa!

Isso mesmo! Problematize o que até agora parece tão natural.

E para aqueles que têm dificuldade em se comunicar de forma falada, empenhe-se! O mundo quer ouvir a sua voz. Não se cobre em ser brilhante. A primeira coisa que você precisa é ter disposição e coragem para começar a se expor sem ter tanto receio do julgamento externo.

Não fala nem demais, nem dê menos! Cuide da forma como interage. E saiba que saber conversar faz parte do sucesso de boa parte da solução dos problemas de sua vida.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renata Adriane

Renata Adriane é Psicóloga, Consultora e Palestrante. Especialista em Comportamento Humano e Gestão de Conflitos.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter