Vacinação de animais

Um pet não imunizado pode contrair doenças fatais em pequenas atividades, como ir ao pet shop, passear em locais públicos ou ter contato com outros bichos

Postado dia 25/11/2016 às 09:00 por Lisandro Frederico

vacinação

Foto: Reprodução

É muito comum as pessoas fazerem confusão na hora de vacinar um animal de estimação. No mercado existem vários tipos de vacina, o que confunde na hora de entender qual a melhor opção para proteger seu bichinho.

No Alto Tietê algumas prefeituras promovem anualmente uma campanha de vacinação antirrábica. Essas campanhas promovem imagens dos cães a gatos e estimulam as pessoas a entenderem que o principal beneficiário daquela vacina é o animal, quando na verdade o objetivo é prevenir que humanos sejam contaminados com o vírus da raiva. Por se tratar de uma questão de saúde pública, o programa de vacinação antirrábica é financiado por recursos da área da saúde.

Mas afinal, a vacina antirrábica é importante para o animal? Sim, pois ela previne problemas foto-vacinacaorelacionados ao vírus da raiva, mas temos que lembrar que as principais viroses que matam cães e gatos não são imunizadas por essa vacina.

Quem está preocupado com a saúde do seu pet tem que considerar que as doenças contagiosas mais populares, como a cinomose e parvovirose em cães e a rinotraquíte em gatos, não são prevenidas com a vacina antirrábica. Infelizmente a prefeitura ainda não promove campanhas gratuitas para estes tipos de vírus, então cabe ao proprietário responsável imunizar seu animal em clínicas particulares.

Um animal não imunizado pode contrair doenças fatais em pequenas atividades, como ir ao pet shop, passear em locais públicos ou ter contato com outros animais. O ciclo de vacina é contínuo e exige reforços anuais. Na hora de vacinar, procure por estabelecimentos registrados no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), pois eles terão um veterinário registrado e capacitado para manusear a vacina e orientá-lo de maneira adequada.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Lisandro Frederico

É formado em Marketing, é atual vereador da cidade de Suzano e atualmente preside o Projeto Adote Suzano, ONG que atua na proteção dos animais

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter