Um pouco mais sobre ecologia

A palavra ecologia vem de duas palavras gregas : Oikós, que quer dizer casa, e logos que significa estudo. Ecologia significa, literalmente, a Ciência do Habitat

Postado dia 27/11/2015 às 13:11 por Claudio Antonio

panda

 

Habitat é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, onde ela se interage isto é, o seu endereço dentro do ecossistema. Exemplificando, poderemos ter: uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, alguns tipos de peixes podem ser encontrados somente na bacia amazônica e ou em outros rios dos outros continentes. Em função do habitat poderemos ter um biótopo que é a área física na qual determinada comunidade vive, por exemplo, as piranhas vivem na água doce, e encontram-se em várias partes do mundo como, por exemplo, no rio Amazonas ou nos rios do complexo do Pantanal. O biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.

Notadamente teremos a interação do habitat especifico para determinadas espécies, existindo a partir daí o ecossistema ou o sistema ecológico, sendo este o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o biótopo formado por fatores como o solo, a água e o ar, mais a comunidade formada por todos os seres vivos que com o meio se relacionam. As espécies formam o conjunto de indivíduos semelhantes que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis que posteriormente serão envolvidos por uma interação de seu habitat localizado em uma determinada região específica. Estas espécies, por outro lado, formarão uma determinada população, sendo esta população o conjunto de indivíduos desta mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período.

O nicho ecológico é o papel que o organismo desempenha no ecossistema. O nicho informa à custa de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. Ecossistemas é o conjunto formado por uma biocenose ou comunidade biótica e fatores abióticos que interagem, originando uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas. Em termos funcionais, é a unidade básica da Ecologia, incluindo comunidades bióticas e meio abiótico influenciando-se mutuamente, de modo a atingir um equilíbrio. A dimensão deste equilíbrio é muito variável em função de um ecossistema, tanto um galho e ou tronco de uma árvore apodrecido em que sobrevivem diversas populações de seres minúsculos da espécie de formigas.

Os constituintes e funcionamento dos vários ecossistemas interagem de acordo com a sua situação geográfica, podendo ser classificados em terrestres e aquáticos. Sendo estes classificados em: a- seres produtores sendo autotróficos, na maior parte dos casos plantas verdes, capazes de fabricar o seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas simples; b- seres consumidos – organismos heterotróficos, quase sempre animais, que se alimentam de outros seres ou de partículas de matéria orgânica; c- seres decompositores – seres heterotróficos, na sua maioria bactérias e fungos que decompõem as complexas substâncias dos organismos, libertando substâncias simples que, lançadas no ambiente podem ser assimiladas pelos produtores.

Os principais fatores limitantes de um determinado ecossistema estão relacionados aos fatores abióticos cujo conjunto de todos os fatores físicos que podem incidir sobre as comunidades de certa região, estes influenciam o crescimento, atividade e as características que os seres apresentam, assim como a sua distribuição por diferentes locais.

A finalidade desta introdução à ciência da Ecologia é proporcionar ao leitor um acréscimo de conhecimento literário, filosófico e pedagógico em relação a esta ciência que tem muito a nos proporcionar e engrandecer, estaremos juntos decifrando e agregando valores aos já fornecidos a todo leitor interessado nesta ciência.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Claudio Antonio

Possui graduação em Tecnologia Processos de Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia Senador Flaquer (1982).

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter