Turismo Pet é diversão garantida em Sabaúna e Taiaçupeba

O Turismo Pet é uma excelente forma de você ficar mais próximo de seu animalzinho de estimação, em contato com novos e lindos ambientes

Postado dia 11/02/2016 às 00:00 por Renato Castrezana

pet

Foto: Divulgação/Internet – Que tal viajar com seu Pet?

Quem tem animal de estimação sabe o quanto é difícil planejar uma viagem ou atividade de lazer. Não ter com quem deixar, e o medo do bichinho ficar sozinho, são motivos para adiar ou desistir. Hoje em dia, uma nova modalidade de turismo vem atender essa necessidade tão comum. Empresas especializadas, como hotéis fazendas e agentes receptivos, promovem excursões e viagens que juntam os donos e os seus pets em programas divertidos em contato direto com a natureza.

Existem atividades variadas que vão do rafting (descida de corredeiras), stand up paddle (surf com remo), passeios de barco e trilhas no meio da mata. Essas atividades podem até parecer radicais demais e assustam alguns donos no começo, mas empresas profissionalizadas oferecem tudo com muita segurança.

Tempos atrás, passear com um cachorro significava apenas dar uma voltinha de coleira até o poste mais próximo. Hoje é possível a um pet viajar com os donos, seja de carro, ônibus ou avião.

É importante ressaltar que além de pensar na saúde e condições físicas do animal, é necessário fazer um treino antes. Em viagens de ônibus e avião, os animais devem ser transportados em uma caixa. Por isso é importante treinar o bichinho, fazer com que ele fique familiarizado com a caixa. A recomendação é fazê-lo ficar alguns minutos por dia dentro da caixa, antes da viagem e, mesmo que dê um aperto no coração do dono, a maioria se acostuma bem rápido.

Em 2013, esse mercado ganhou força quando alguns hotéis e pousadas aderiram ao selo “Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem Pet Friendly”, que indica que animais de estimação podem se hospedar junto de seus donos.

Em fevereiro de 2014, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou um passaporte para cães e gatos. Trata-se de um documento que pode substituir o Certificado Veterinário Internacional (CVI), não é obrigatório, mas o passaporte reúne todas as informações do animal em um só documento. A solicitação pode ser feita em uma das unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que atende em aeroportos, portos e postos de fronteira.

O turismo “pet” pode ser praticado em Mogi das Cruzes, e você pode curtir um domingo em contato com a natureza na companhia do seu melhor amigo. Os distritos rurais e ecológicos de Sabaúna e Taiaçupeba em Mogi da Cruzes despontam nessa atividade. O município fica a cerca de 50 km da capital paulista, e é considerado a segunda maior reserva de Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

Dois empreendimentos na cidade estão preparados para realizar atividades turísticas pensadas para cães e seus donos se divertirem juntos, a Fazenda 5 Pedras em Sabaúna e a Fazenda Rio Grande em Taiaçupeba. As trilhas acontecem em espaços de natureza privilegiada, onde todos se interagem desfrutando de muita liberdade. Nos dois locais, é preciso agendar sua visita.

Na Fazenda 5 Pedras, no distrito de Sabaúna, os “trilheiros de 4 patas” poderão explorar um percurso especialmente adaptado, em meio à Mata Atlântica preservada. Com cerca de 3 km de extensão, o roteiro de nível moderado levará os visitantes até um mirante onde poderemos observar a extensão da cidade, que fica entre as serras do Itapeti e do Mar.

Em Taiaçupeba, o destino dos cães e seus donos é a Fazenda Rio Grande, com uma das áreas verdes mais bonitas de Mogi das Cruzes. São 196 hectares de lindas paisagens. A propriedade é cortada pelo Rio Grande e há vários lagos e muitas cachoeiras.

Ao final da visita, sempre há uma parada na prainha do Rio Grande ou no laguinho da Fazenda 5 Pedras para que todos possam se refrescar com um bom mergulho, mesmo que o seu peludo ainda não tenha tido nenhuma experiência com a água.

Serviço:

Fazenda 5 Pedras

Av. Maria de Almeida Vasquez Neo (antiga Avenida dos Pássaros), 2.000, Sabaúna – Mogi das Cruzes

Informações: (11) 4761-9365

http://www.fazenda5pedras.com.br/

Fazenda Rio Grande

Estrada do Rio Grande, 8.000, Taiaçupeba – Mogi das Cruzes

Informações: (11) 99628-0917

http://www.fazendariogrande.tur.br/

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renato Castrezana

Publicitário e professor de marketing, chefe de divisão de marketing e projetos turísticos na Prefeitura de Mogi das Cruzes

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter