Trem do Caqui oferecerá roteiro para fruticultura e Akimatsuri em abril

Os turistas poderão conhecer de perto a produção do Caqui, experimentar o verdadeiro sabor da fruta fresca colhida diretamente do pé

Postado dia 31/03/2017 às 09:00 por Renato Castrezana

caqui

Foto: Reprodução

Chegou a época do caqui, fruta típica que gerou o saudoso apelido à Mogi das Cruzes, “Terra do Caqui”. A fruta está de volta aos mercados e feiras da cidade, e segundo os produtores, iniciando a safra com ótima qualidade e preço bem competitivo. Mogi das Cruzes é o maior produtor nacional de caqui, que é rico em fibras, sem gordura e indicada para a prevenção de doenças cardiológicas.
Seu aspecto nutricional foi um dos fatores que levou a fruta para o cardápio dos alunos da rede municipal desde 2010. Além de valorizar a produção local, as crianças passaram a consumir um produto saudável e muito nutritivo.

A região de Mogi das Cruzes produz por ano cerca de 60 mil toneladas de caqui, volume que representa 55% do que é colhido no estado de São Paulo e 30% da produção nacional.

A Fruticultura Hoçoya, no bairro do Cocuera, iniciou suas atividades em meados da década de 60 e está prestes a completar 50 anos de tradição na produção de frutas. Atualmente, possui uma área de 12 hectares produzindo grande variedade, como caqui, nêspera, atemóia, pêra, lichia e pitaya. Destaque para o Caqui Fuyu que já ganhou diversos prêmios. Por 30 anos consecutivos, o caqui produzido na Fruticultura Hoçoya foi eleito o melhor do Brasil.
O Expresso Turístico para Mogi das Cruzes, do mês de abril, terá como tema da viagem o Caqui. Os turistas poderão conhecer de perto a produção do Caqui, experimentar o verdadeiro sabor da fruta fresca colhida diretamente do pé e curtir o Festival de Outono Akimatsuri.

caqui2

O Akimatsuri é uma das festas mais tradicionais da colônia japonesa realizada dentro do Estado de São Paulo, com uma média de público de 80 mil pessoas. A festa mantém viva as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais. Como em todos os anos, tem uma grande programação de shows e eventos que, além de entreter, dão a oportunidade para jovens talentos e grupos artísticos divulgarem seu potencial.

O Akimatsuri também é uma importante ferramenta de divulgação da atividade agrícola da região. Há um espaço reservado, chamado de Pavilhão Agrícola, onde agricultores de diferentes tipos de cultura expõem seus produtos de uma maneira bem diferente. Flores, frutas, hortaliças, verduras e ovos transformam-se em artigos de decoração, destacando-se pela criatividade e originalidade.

O Trem do Caqui saíra segundo sábado de abril (08/04) às 8h30 da Estação da Luz e o retorno às 16h30 na Estação de Mogi das Cruzes. A atividade conta com apoio da Coordenadoria de Turismo de Mogi das Cruzes, vinculada à Secretaria de Cultura.

O roteiro temático é pago a parte e inclui o transporte ida e volta da Estação de Mogi das Cruzes até à Fruticultura, visita ao Festival de Outono Akimatsuri e guia de turismo.

Serviço

O bilhete do Expresso Turístico pode ser adquirido na Estação da Luz e mais informações estão disponíveis no site da CPTM. Já as reservas para o traslado podem ser feitas pelo telefone 4761-9233 ou e-mail contato@viagensdetrem.com.br.

O Akimatsuri acontecerá nos dias 01,02, 08 e 09 de abril. Informações pelo telefone (11) 4791.2022 ou e-mail: bunkyo.mogidascruzes@gmail.com.

Produtores de Caqui que recebem turistas e participam do mogi para mogianos

Sitio Nakahara
Endereço: Estr. Fujitaro Nagao, Cocuera – Visita com agendamento. Telefone: 011 4792-2556 / 99476-3307

Fruticultura Hoçoya
Endereço: Rodovia Alfredo Rolim de Moura, km 67, Cocuera – Visita com agendamento.
Telefone: 011 4761 1531 / 011 4792-2672 / 011 99874-4198

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renato Castrezana

Publicitário e professor de marketing, chefe de divisão de marketing e projetos turísticos na Prefeitura de Mogi das Cruzes

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter