Trem da cerveja belga em Mogi das Cruzes

Engana-se quem pensa que é preciso estar na Europa para viajar sobre os trilhos. O Brasil tem hoje vários trens turísticos e temáticos em operação. Um deles, o Trem da Cerveja Belga, virá a Mogi das Cruzes neste mês

Postado dia 04/11/2015 às 12:33 por Fabio Barbosa

IMG_6795

Na Europa as viagens de trem são bem comuns entre a população e turistas, sendo uma forma rápida de conhecer diversas regiões. No Brasil o cenário também é muito atrativo. Viajar nos trens nacionais de passeios pode garantir uma experiência incrível e diferente. Por ele você percorre roteiros que levam para diferentes regiões, onde há cachoeiras, vales, montanhas, mirantes, e pequenos vilarejos, que mais parecem cidades paradas no tempo.

É o caso de Sabaúna, um distrito de Mogi das Cruzes, que despontou na história durante o século XVII por ação dos padres carmelitas, que estabeleceram o seu convento na vila OLYMPUS DIGITAL CAMERAde Santana de Mogi Mirim. Seus primeiros pedaços de terras adquiridos datam de 1627, doadas pelo Capitão-mór da Capitania de São Vicente, Álvaro Luiz do Valle e, já no ano seguinte, davam início à edificação de seu convento.

Sabaúna, que fica no meio do caminho entre Mogi das Cruzes e Guararema, foi fundada em 1889, e elevada à distrito de Mogi das Cruzes em 1920. A linha ferroviária cruza a região desde 1876, mas a localidade só veio a ganhar sua estação em 1893, sendo que o atual prédio é a maior atração turística do distrito, sede da Associação Nacional de Preservação Ferroviária onde também funciona um museu ferroviário. Os trens de passageiros serviam ao distrito até 1986, ano em que foi encerrado o serviço de trens entre Mogi das Cruzes e São José dos Campos.

IMG_6811Sabaúna ganhou fama nacional em 1954, quando na estação ocorreu o famoso episódio do assalto ao trem pagador, sendo o maior assalto ocorrido no país até então. O distrito tem na agricultura a sua base, mas vai desenvolvendo bastante a sua vocação turística, com as inúmeras fazendas e belezas naturais da região. Possui uma única indústria que emprega boa parte de sua população, a indústria de materiais elétricos Fame.

No próximo mês, o tradicional Expresso Turístico da CPTM fará uma viagem especial para Sabaúna. Batizado de Trem da Cerveja Belga, um trem temático que dará ao passageiro direito a open bar, na estação Sabaúna, de consagradas cervejas da Bélgica entre outras nacionalidades.

O Trem da Cerveja Belga parte no próximo dia 14 de novembro da Estação da Luz com destino a Sabaúna (Mogi das Cruzes – SP). Trata-se de uma versão paulistana do Beer Train de Curitiba, criado em 2012 pelo empresário Samuel Cavalcanti, fundador da cervejaria Bodebrown.

O Trem da Cerveja Belga é fruto de parceria entre a Coordenadoria de Turismo, ANPF (Associação Nacional de Preservação Ferroviária), o Delirium Café, e a operadora de turismo BWT, com o apoio do Belgian Club, Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa Brasileira no Brasil (Belgalux) e o Consulado Geral da Bélgica em São Paulo.

O passeio (R$ 314 por pessoa) inclui passagem de ida e volta de São Paulo a Sabaúna, almoço, degustação de cervejas, kit com três rótulos diferentes de cerveja, caneca de vidro, seguros de viagem e serviço de bordo.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Fabio Barbosa

Consultor em Turismo pela THG Consultoria e Turismo. Turismólogo pela UNIP . Mestre em turismo pela Iberoamericana.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter