Trabalha com computadores? Cuidado com os olhos!
Ao ficarmos na frente do monitor, piscamos até cinco vezes menos. Resultado: os olhos ficam mais secos. Mas existem maneiras de prevenir o problema
Postado dia 02/09/2016 às 10:22 por Ivan Santos
Que eu trabalho com computadores desde cedo, muitas pessoas já sabem.
Porém o fato de eu usar óculos não tem nada a ver com meu problema ocular. Na maioria das vezes que alguém comenta sobre meu uso de óculos, logo já vem à culpa no computador.
Uso óculos desde os quatro anos de idade e comecei a trabalhar com TI aos meus 13 anos. Na época, a conexão para internet era discada.
Mas vamos tentar aqui tirar algumas dúvidas, pois a tela do computador não é muita amiga de nossos olhos não.
Um estudo liderado por Yuichi Uchino, oftalmologista da Universidade Keio, do Japão, afirma que passar mais do que sete horas diárias encarando uma tela causa danos ao “filme lacrimal” e diminui a produção de lágrimas, essenciais para manter essa parte do corpo lubrificada e limpa. “Filme lacrimal” é o nome dado informalmente a um conjunto de três camadas mucosas na superfície dos olhos que são necessárias para sua proteção.
De acordo com o estudo, passar muitas horas por dia na frente de um monitor faz com que os níveis da proteína MUC5AC presente nessa região dos globos oculares fiquem similares ao de pessoas com a chamada Síndrome do Olho Seco (SOS).
Você certamente já passou horas e horas no computador, e a sensação é de incômodo nos seus olhos. Isso acontece porque o globo fica todo ressecado e a vista começa a embaçar. Este ressecamento talvez seja o único e pior mal que o computador nos causa. Acontece que, ao ficarmos na frente do monitor, piscamos até cinco vezes menos! Este ressecamento pode sim causar males à córnea.
No entanto, quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador e não tem como diminuir a quantidade de horas também não precisa se desesperar por não manter seus olhos adequadamente lubrificados.
Médicos recomendam que pessoas nessas condições mantenham um umidificador em funcionamento constante no seu escritório e evitem contato direto com as rajadas do ar condicionado.
Nos meu ambiente de trabalho eu não uso umidificador, mas sempre que possível lavo o roto apenas com água.
Espero ter ajudado de alguma forma. Vejo vocês no próximo artigo. Até lá!