Tirar férias é uma questão de saúde

Elenco aqui alguns dos problemas ocasionados pela sobrecarga de trabalho sem pausas para descanso: o principal é o desencadeamento de doenças cardiovasculares

Postado dia 06/07/2016 às 09:00 por Ariovaldo Ribeiro

férias

Foto: Reprodução/Internet

No Brasil, a cada 12 meses trabalhados o colaborador de qualquer empresa que tenha a carteira registrada possui o direito de tirar 30 dias de férias. Esse período de descanso, devidamente remunerado, em alguns casos pode ser fracionado, com duas saídas de 15 dias. Por exemplo: a pessoa descansa duas semanas em um mês e as outras duas semanas podem ser utilizadas em outro período à escolha do trabalhador.

Cada empresa organiza as folgas da maneira que lhe convém e também convém ao trabalhador, mas o mais importante é que o profissional folgue o que lhe é de direito. Não pense em vender as férias nessa hora. Sabe o motivo? Sua saúde.

Se você passa a insistir em trabalhar muitos períodos sem tirar férias, sua saúde, por consequência, começa a ficar debilitada. A primeira consequência de muitos meses sem uma pausa para “respirar” é o cansaço provocado pela rotina de trabalho, seguido do estresse consequente do desgaste das relações com as pessoas do mesmo ambiente.

Elenco aqui alguns dos problemas ocasionados pela sobrecarga de trabalho sem pausas para descanso: o principal é o desencadeamento de doenças cardiovasculares.

Você sabia que é possível prevenir esse tipo de doença somente com o descanso prolongado? Isso porque esses dias de férias deixam a cabeça mais tranquila, fazem com que o trabalhador fique mais calmo e, por consequência, o coração não sofre tanto assim.

Quando nos empenhamos em nossas atividades profissionais exaustivamente, o corpo é exigido a ponto de chegar ao limite do trabalho intelectual e também físico. Isso gera frustração, cansaço generalizado, indisposição, além de desestabilizar a capacidade de produção de qualquer pessoa.

 

Resultados

As doenças de cunho psicológico e desencadeadas por um estado de saúde emocional desestruturado também são situações recorrentes. O simples fato de se desligar do ambiente de trabalho, o que pode parecer tão difícil para alguns, tem caráter tão importante quanto uma meta para que todos os colaboradores atinjam na empresa, por exemplo.

Sabe o motivo? É o trabalho humano que desencadeia as ações de qualquer organização. Cuidando desse aspecto é possível ter profissionais mais ágeis e que produzem melhor. Corpo e mente precisam aliviar a tensão. Não somos máquinas de produzir em massa.

Manter pessoas felizes dentro de uma corporação é agir pensando no futuro, pois o profissional que está descansado e com a cabeça arejada é aquele que tem disposição para buscar melhores resultados. Quando o contrário acontece, e há pessoas cansadas, consequentemente a qualidade do que é produzido decai. Incentivar que as pessoas tirem férias é se importar com o bem-estar do trabalhador e também da empresa. É preciso que tais interesses caminhem lado a lado.

 

Metas pessoais

Claro que o trabalho é importante, mas é saudável que as pessoas tenham hábitos que vão além disso, como um hobby ou aquelas atividades que te dão prazer e você nunca tem tempo para realizar. Ao se ausentar por um tempo do ambiente de trabalho, é possível aproveitar o período ocioso para trabalhar nessas questões. É importante descansar também para recarregar as energias gastas durante o período de trabalho: as férias são imprescindíveis para que o profissional retorne com mais disposição, foco, ideias e criatividade para desenvolver as atividades cotidianas do serviço.

férias, homeopatia

 

Organização

Viajar, conhecer novas pessoas, novos lugares, novas culturas. Além de afastar as preocupações vinculadas a qualquer rotina, o fato de se dispor a conhecer novos horizontes colabora de maneira positiva para a recarga de energia.

Uma dica importante é se desligar realmente no período de férias, evitando atender o telefone, responder a grupos de Whatsapp ou consultar e-mails corporativos durante esse período. Para isso é também ideal deixar todo o seu trabalho organizado para que, durante sua ausência, outra pessoa possa responder às suas responsabilidades e você não se preocupe sobre o que está acontecendo no local de trabalho.

Também se preocupe em programar-se financeiramente para essa fase, uma vez que o valor referente às férias é disponibilizado antes de sair para os dias de descanso – até que a rotina volte ao normal, você ficará um tempo sem receber o salário por conta disso.

Após deixar tudo organizado, saia de férias sem medo e curta esse período necessário para estabilizar qualquer motivação dos colaboradores. Tirar férias é respeitar sua saúde e evitar sobrecarga de trabalho, dedicando-se algum tempo para seu planejamento pessoal.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Ariovaldo Ribeiro

Médico homeopata especializado, Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter