A tatuagem e o empoderamento feminino

A tatuagem é uma forma de expressão que ganha cada vez mais o público feminino

Postado dia 08/03/2016 às 03:00 por Priscila Andrade

tatuagem

Foto: Divulgação/Internet

Hoje, dia 08/03/16, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, um dia para se lembrar de que a luta por direitos iguais não deve parar e isso significa a luta em todos os setores da sociedade.

Hoje resolvi falar um pouco sobre a tatuagem, mas o que tatuagem tem a ver com os dias das mulheres? Tudo.

Assim como as mulheres precisaram lutar para conseguirem um pouco de respeito, a tatuagem também necessitou e necessita de luta para ser aceita por completo por nossa sociedade.

Em minha pesquisa de mestrado, eu abordei as mulheres e tatuagens, e de acordo com a pesquisa por incrível que pareça as mulheres ainda sofrem preconceitos por terem esses desenhos, pois muitas pessoas ainda associam a tatuagem à marginalidade e no caso das mulheres a prostituição e promiscuidade (em seu passado, a tatuagem com sua entrada do Ocidente foram utilizadas por prostitutas e setores considerados marginalizados, sendo assim esse preconceito ainda se perpetua em alguns setores atualmente).

Betty Broadbent (Lady Tattoo) uma das pioneiras no universo da tatuagem feminina, em meados da década de 20.

Hoje a tatuagem se resignificou com outras roupagens, hoje ela é vista como um adereço a mais no corpo e tem um valor subjetivo.

Em nossa época, de acordo com algumas pesquisas, as mulheres ganharam esse mercado, cada vez mais as mulheres estão se tatuando, estão exibindo em seus corpos, os seus desejos, anseios, sonhos ou até mesmo o simples prazer de ter uma marca que a torne mais bonita.

Hoje as mulheres desfilam seus corpos, exibem suas tatuagens, embora haja o preconceito e o julgamento por alguns setores da sociedade, muitas não se importam e mostram sua autonomia através de seus desenhos.

E assim, de uma forma sutil muitas vezes, a mulher vai se empoderando, vai se impondo, seja por meio da tatuagem, seja por meio das roupas que usam, os cargos conquistados, seja no meio político, no meio acadêmico, as mulheres podem e devem conseguir e lutar por seus direitos.

Feliz dia internacional das mulheres!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Priscila Andrade

Professora e Educadora Sexual. Pedagoga e Mestre em Educação Sexual,

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter