Tarô – mas afinal, o que é isto?

Aposto que você já ouviu falar de Tarô... Mas agora pode aprender mais!

Postado dia 23/02/2016 às 00:00 por Anita La Fey

tarô

Foto: Divulgação/Internet

O Tarô é um oráculo, uma ferramenta para aconselhamento. Sem rodeios, uma forma de autoconhecimento e de previsão – mas não é aquela coisa que promete amor de volta em três dias, ou de “olha, vai aparecer seu príncipe daqui a um mês, loiro e num cavalo alado (?)”, mas vai além, traçando perspectivas a respeito de determinado assunto, verificando a concretização – ou não – de projetos, analisando como andam vários campos de sua vida, etc…

Agora, didaticamente, e de forma mega resumida, comecemos pelo significado desta palavra. Alguns estudiosos o atribuem a palavra egípcia Ta-rosh (= caminho real), outros ao deus Toth; há quem diga que deriva do termo Torah, “o livro da lei” em uma doutrina hebraica ou ainda do termo tar, de origem cigana, designando um baralho de cartas.

Mas o mais “aceito” no meio tarológico é a derivação da palavra Tarocco– nome de um jogo de cartas utilizado amplamente na Europa – jogos de azar… em inglês ou francês, temos o Tarot, e em Português, já sabe como ficou, não é?

E do que é feito? Hoje, em papel, das mais variadas texturas, mas já foi fabricado até mesmo de madeira!

Antigamente, as cartas eram pintadas à mão… Um dos baralhos mais  antigos e requintados até hoje é o de Visconti-Sforza – suas 22 cartas foram pintadas no século XIV, e continha detalhes folheados a ouro!

Quanto à estrutura do Tarô, variou muito entre seus “criadores”, e existem diferenças entre vários “modelos” desde seu primeiro registro histórico até os dias atuais… Mas a estrutura “tradicional” é a composta por 22 cartas chamadas Arcanos Maiores e mais 56 cartas, que representam os Arcanos Menores e as Figuras da Corte.

Bem, quanto a suposições históricas, num próximo artigo… ok?

O importante é que, mesmo após tanto tempo, perseguições, modismos, desinformação e blábláblá, o Tarô sobreviveu às mais diversas formas de hipocrisia, e está aí, para auxiliar a quem o buscar com sinceridade, para o desenvolvimento próprio e do outro!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Anita La Fey

Contabilista, com MBA em Finanças e Controladoria, porém sua grande paixão são Oráculos e Terapias Holísticas, com o que também atua.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter