Sucesso, Fortuna e Amor

Num pobre casebre, à beira de um caminho, chegaram, um dia, três viajantes. Cansados, sedentos, famintos, bateram à porta do barraco e pediram comida, água e abrigo

Postado dia 28/03/2016 às 08:00 por João Anatalino

 

amor

Foto: Reprodução/Internet

Num pobre casebre, à beira de um caminho, chegaram, um dia, três viajantes. Cansados, sedentos, famintos, bateram à porta do barraco e pediram comida, água e abrigo. Lá  moravam três pessoas: um homem, sua esposa e a filha do casal, uma bonita menina de dezoito anos.

– Quem são vocês e de onde estão vindo? – perguntou o homem.

– Como se chamam? – perguntou a mulher.

– O que desejam? – perguntou a filha.

– Ah! Nós somos três andarilhos. Viemos de todos os lugares e vamos para onde formos desejados – respondeu o primeiro, que parecia ser o mais velho dos três.

– Meu nome é Sucesso e os meus dois companheiros se chamam Fortuna e Amor – disse o segundo, com um largo sorriso no rosto.

– Gostaríamos que vocês nos aceitassem como hóspedes em sua casa – disse o terceiro, o que se chamava Amor, e parecia ser o mais jovem entre eles.

O homem olhou para a esposa e para a filha, que anuíram, com um sinal de cabeça.
– Está bem – disse ele. Mas nossa casa é pequena e nós só podemos abrigar um dos três. Não temos lugar para todos. Um entra e os outros dois terão que passar a noite no paiol.

– Tudo bem, responderam os andarilhos. –  Então escolham a qual de nós vocês desejam abrigar em sua casa.

Pai, esposa e filha se entreolharam. Confusos, pediram um momento para confabular entre eles e escolher a qual dos três dariam abrigo na casa.

– Vamos acolher o Sucesso – disse o pai. – Ele parece ser o mais sábio.

– Não. É melhor abrigar o Fortuna – disse a esposa. – Acho que é mais seguro.
– Pois eu prefiro o Amor – disse a menina. – Dos três é o mais bonito e confiável.
Depois de alguns minutos de discussão, finalmente a família optou pelo desejo da filha.
Então abriram a porta e pediram para o Amor entrar naquela casa.

– Sábia decisão a de vocês – disseram Fortuna e Sucesso. – Se tivessem escolhido a um de nós dois, vocês teriam feito uma boa escolha, mas incompleta. Porém, ao escolher o Amor, vocês terão a todos nós juntos.

E num passe de mágica, o Sucesso e o Fortuna se incorporaram no Amor, se transformando em uma pessoa só. E foi assim que os três entraram naquela casa.

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

João Anatalino

João Anatalino Rodrigues é bacharel em Direito e Economia e Mestre em Direito Tributário e escritor com 10 publicações autorais.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter