S&P retira o grau de investimento do Brasil

Com a queda dos investimentos no Brasil, empresas e consumidores são prejudicados.

Postado dia 19/10/2015 às 09:49 por Maiara Madureira

fachada-standard-poors-eua-20110807-size-598

Nos idos de 2008, o mercado de capitais brasileiro passou por um momento de euforia: o país recebeu, da Standard & Poor´s (S&P), o título de grau de investimento (investment grade)¹ e passou a ser visto como de baixo risco para aplicações financeiras de estrangeiros, dada a baixa possibilidade de inadimplência.

Em meio à crise, a gestão da economia no país traz maior confiança e mais investimentos.

Com o investment grade, mais estrangeiros passaram a investir seus recursos no país. A moeda, que à época estava valorizada (na data da concessão do investment grade, 30/04/2008, a cotação do Dólar era de R$ 1,69) se fortaleceu mais ainda. A BM&FBOVESPA também disparou – fechou com 67.868,5 pontos.

sp graf

Seis anos depois, o reconhecimento e a confiança no nosso mercado se esvaíram até que a S&P retirou o título².

Segundo a agência, pesam contra o país os desafios políticos enfrentados, que “poderiam significar três anos seguidos de déficit primário e aumento contínuo da dívida se os rendimentos subsequentes ou medidas de cortes de gastos não forem tomados”.

O prejuízo vem para as empresas, que perdem importantes fontes de capital e também para os cidadãos, com as consequências adversas para a economia como um todo. A moeda brasileira vem desvalorizando-se continuamente – com sucessivos recordes de alta, vem girando em torno de R$4 – e a bolsa de valores sofrendo sucessivas quedas – em 30/09 alcançou o patamar de 44.131 pontos.

¹ No mesmo ano, o Brasil conquistou o título pela Fitch Ratings e, em 2009, pela Moody’s.
² Fitch Rating e Moody’s ainda não retiraram o investment grade, não obstante tenham rebaixado a nota de crédito brasileira.
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Maiara Madureira

Formada no Largo São Francisco, mestre em Direito Comercial pela USP, fã incondicional de decoração e de bons livros

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter