Serviço fundamental

A limpeza pública é um das tarefas mais caras sob a responsabilidade das prefeituras. Mas os cidadãos não se interessam pelo acondicionamento do lixo

Postado dia 22/02/2017 às 08:00 por Renato Faury

serviço

Foto: Reprodução

O serviço de coleta de lixo normalmente não cumpre os horários pré-estabelecidos e os cidadãos colocam os sacos de lixo na rua fora dos horários designados para a passagem da coleta, possibilitando rasgos e espalhamento do lixo, o que atrai insetos e roedores e parte dos líquidos mal cheirosos (chorume) se dispersam pelas calçadas e ruas.

O acondicionamento adequado desses resíduos é obrigação da população. A coleta e a disposição final é encargo das prefeituras municipais. Os locais onde são descartados os resíduos sólidos das cidades, na maioria das vezes, são inadequados, insalubres, geradores de doenças, além de chamariz de urubus, ratos. Também estão ficando raros e as distâncias estão cada vez maiores.

Alguns cidadãos ainda contratam carrinheiros para retirar móveis velhos e outros resíduos, que são descartados em terrenos baldios e queimados, o que emite mais poluentes ao meio ambiente.

A coleta de entulho deve ser feita pelo serviço de caçambas autorizadas e controladas pela prefeitura, para não se correr o risco de despejo de entulho em locais inadequados.

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renato Faury

Engenheiro civil pós graduado em Engenharia Ecológica, e Assessor do meio ambiente do LIONS Internacional Governadoria LC-5

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter