Sergio Furuta

A homeopatia é uma técnica medicinal conhecida por ser eficaz contra um grande número de enfermidades. Acompanhe a entrevista concedida pelo Presidente da Associação Paulista de Homeopatia: Dr. Sergio Furuta

Postado dia 21/11/2015 às 00:00 por Sociedade Pública

furuta

Dia 21 de novembro é o Dia Nacional da Homeopatia. O Dr. Sergio Furuta é Presidente da Associação Paulista de Homeopatia, e concedeu para a  Sociedade Pública, uma esclarecedora entrevista, falando sobre essa conhecida técnica medicinal que conquista cada vez mais pacientes. Acompanhe essa entrevista e saiba algumas curiosidades e informações importantes sobre Homeopatia e seus benefícios.

Dr. Sérgio, por que o senhor decidiu ser médico homeopata? Fale sobre sua experiência na área, e como foi sua jornada profissional para hoje ocupar a responsabilidade de Presidente da Associação Paulista de Homeopatia.

Sou médico formado pela EPM/UNIFESP há 41 anos, com especialização em Pediatria há 39 anos. Há 20 anos fiquei curioso em conhecer a Homeopatia porque muitos dos meus pacientes com Bronquite (Asma) melhoraram com tratamento homeopático e deixaram de ser meus clientes, passando a se tratarem unicamente com médicos homeopatas. A especialização em Homeopatia deixou-me realizado, por poder tratar as crianças de uma maneira mais natural e abrangente, do emocional ao orgânico, estimulando-me a fazer pesquisas clínicas acadêmicas em Homeopatia. Em 1999, comecei a fazer estudos clínicos homeopáticos na Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da EPM/UNIFESP e também a docência em dois cursos de especialização em Homeopatia.

Na Associação Paulista de Homeopatia fui diretor secretário (2005-2008), diretor tesoureiro (2009-2014) e finalmente em 2015 assumi a presidência. Na Associação Médica Homeopática Brasileira fui diretor tesoureiro (2012-2014).

Para ser Homeopata é preciso ter formação Acadêmica em Medicina?

Sim, deve ser médico e fazer um curso de especialização numa das entidades formadoras credenciadas pela Associação Médica Homeopática Brasileira, cuja duração é dois anos, e depois prestar um exame nacional para obtenção de título de especialista em Homeopatia. A Homeopatia foi reconhecida no Brasil como especialidade médica em 1980.

Quais são os casos mais comuns de procura pelo tratamento homeopático?

A maior procura ocorre nos casos pediátricos, onde a prevenção e o tratamento de doenças infantis são muito eficazes. Na demografia médica de 2013, realizada pelo Conselho Regional de Medicina de SP e pelo Conselho Federal de Medicina, foi constatada que a segunda especialidade dos médicos pediatras é a Homeopatia.

A homeopatia pode ser usada para tratar qualquer doença? Quais as mais indicadas?

A Homeopatia, como toda especialidade médica, também tem suas restrições e por isso é importante que seja exercida por médicos para não colocar em risco a vida de pacientes. Exemplificando, não tenho nenhum remédio homeopático que substitua a insulina utilizada por um doente diabético insulinodependente, ou para tratar um doente canceroso exclusivamente com câncer e não utilizar das terapias convencionais e atualizadas disponíveis. Para citar algumas indicações de tratamento homeopático, citaria doenças alérgicas (rinite, sinusite, bronquite, dermatite, etc) doenças respiratórias, distúrbios emocionais, doenças ginecológicas, etc.

Como são tratados os casos de emergências com a Homeopatia? Tipo crise asmática, enxaquecas e outros semelhantes?

Existem remédios homeopáticos específicos que podem ser utilizados em alguns casos de emergência, associados aos remédios convencionais, mas deixando claro que o homeopata é médico e, portanto, conhecedor das limitações do tratamento homeopático.

Mulheres grávidas podem recorrer à homeopatia?

Sim, com a grande vantagem dos remédios homeopáticos não apresentarem os efeitos colaterais indesejáveis dos medicamentos convencionais no feto e na gestante.

Existe alguma restrição de idade para iniciar o tratamento homeopático?

Nenhuma, podendo-se iniciar a partir do recém-nascido.

Os tratamentos homeopáticos são de exclusividade dos seres humanos? Podem ser também utilizados em animais por especialistas?

Existem veterinários homeopatas, que tratam os animais com grande sucesso terapêutico.

O que representa o Dia Nacional da Homeopatia?

O dia nacional da homeopatia no Brasil, 21 de novembro, foi o dia em que o médico homeopata francês Benoit-Jules Mure, discípulo do criador da Homeopatia, Samuel Hahnemann, chegou ao Brasil em 21 de novembro de 1840 , para implantar a Homeopatia. O Ministério da Saúde aprovou em 2006 a “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde”, garantindo o acesso da população à Homeopatia e as outras terapêuticas não convencionais nas diversas esferas do SUS.

Quantos profissionais existem hoje atuando no Brasil?

Estima-se que existam aproximadamente 15 mil médicos homeopatas.

Após esses 79 anos de existência, o que representa a APH hoje para esses profissionais e o que a APH planeja para o futuro da Homeopatia?

A Associação Paulista de Homeopatia é a maior associação homeopática do Brasil, fornecendo atualizações contínuas de reciclagem, realizando congressos bianuais e um ambulatório assistencial gratuito a população. A nossa biblioteca homeopática é uma das maiores e melhores do Brasil. No ano de 1990 a biblioteca da APH tornou-se centro de toda a literatura homeopática da América Latina e Caribe (fruto do convênio da APH com a BIREME e a HOMEODATA), assim como o nosso curso de formação de homeopatas, que é uma referência nacional. Este ano, no início de nosso mandato de três anos, fundamos a APH Jovem que visa principalmente a formação de novas lideranças homeopáticas.

Quais as suas dicas para pessoas que querem dar início ao tratamento homeopático, e para profissionais que querem entrar na área?

Procurem um profissional homeopata que tenha o título de especialista da Associação Médica Homeopática Brasileira e do Conselho Federal de Medicina, e aos médicos, que façam um curso de homeopatia reconhecido pela AMHB.

Dr. Sergio Eiji Furuta – CREMESP 22.277

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP

Título de especialista em Homeopatia e Pediatria

Mestrado em Homeopatia pela FACIS

Presidente da Associação Paulista de Homeopatia Medicina

Presidente do Departamento Científico de Homeopatia da Associação Paulista de Medicina

 

Contato:

E-mail: s.furuta@uol.com.br

Compartilhar:

Leia também

Assine a nossa newsletter