Secretaria de Cultura reabre cadastramento de artistas

Todos os artistas presentes no cadastro passam por uma análise e recebem uma pontuação. A escolha fica a critério da Secretária da Cultura

Postado dia 10/02/2016 às 00:00 por Sociedade Pública

Secretaria de cultura

Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Desde o dia 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura reabriu o sistema de cadastramento para artistas e profissionais de arte e cultura de Mogi das Cruzes. O objetivo é fomentar a cultura local e criar uma lista de profissionais que estejam habilitados a atuarem em eventos da municipalidade promovidos e/ou apoiados pela Secretaria de Cultura. O sistema também possibilita um mapeamento dos artistas e instituições artísticas existentes no município.

Para quem já está cadastrado, não é necessário se recadastrar, porém será possível atualizar dados e também solicitar uma repontuação. Todos os artistas presentes no cadastro passam por uma análise e recebem uma pontuação, conforme o atendimento aos critérios estabelecidos em edital. Isto gera uma classificação, que determina a ordem do posterior chamamento e/ou contratação dos artistas para eventos. Dos 969 artistas cadastrados atualmente, por exemplo, 360 estão habilitados.

Os critérios de avaliação são relevância, originalidade, experiência comprovada, clareza, localidade e material enviado. A Secretaria de Municipal de Cultura tem autonomia na análise técnica de pontuação e decisão, inclusive para não cadastrar artistas e profissionais de arte e cultura que não atendam aos requisitos mínimos, como a obtenção de 20 pontos.

Podem se cadastrar artistas ou grupos artísticos, como pessoa física ou jurídica, diretamente ou então por intermédio do empresário ou produtor. Empresários e produtores, aliás, também podem se cadastrar, bem como qualquer pessoa física ou jurídica que tenha experiência profissional em áreas relacionadas à cultura, tais como oficineiros, produtores de eventos, técnicos de gravação, técnicos de som, iluminotécnicos, monitores, curadores de exposição, jurados e afins.

Os artistas cadastrados e habilitados poderão ser convocados para projetos rotineiros da Secretaria Municipal de Cultura, bem como ações maiores, como Virada Cultural e o Festival de Inverno Serra do Itapety, por exemplo. Nada impede, contudo, que em eventos de grande porte, chamamentos específicos sejam realizados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. (LMS)

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Sociedade Pública

A Sociedade Pública é uma revista digital que reúne personalidades de diversas áreas, escrevendo sobre os acontecimentos nos ambientes: político, tecnológico, econômico, social, demográfico e cultural.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter