A rosa e o dia dos pais

Desejamos a todos os pais um dia feliz e alegre com seu filhos e que o jardim das flores de cada família seja belo e cheio de rosas

Postado dia 13/08/2016 às 16:27 por Wilson Neves

pai e filha

Pesquisando sobre a verdadeira origem do dia dos pais, deparei com algo interessante: a rosa que foi escolhida como símbolo do evento norteamericano que comemorou, no dia 19 de junho de 1910, o primeiro dia dos pais nos Estados Unidos. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

Alguns afirmam que a primeira comemoração em homenagem ao pai é bem anterior a essa época.

Assim como a maternidade, diversos rituais e festividades das antigas civilizações homenageavam a paternidade. A mais antiga de que se tem registro data de 4 mil anos, na Babilônia. É um tablete de argila em que um jovem chamado Elmesu deseja sorte, saúde e longa vida ao seu pai. Foi o primeiro cartão de dia dos pais da história!

E no Brasil? Instituído pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do Globo e da Rádio Globo, o dia dos pais foi comemorado pela primeira vez no dia 16 de agosto, período que coincidia com o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e considerado patriarca da família. Nos anos seguintes, a data passou a ser festejada no segundo domingo de agosto, por analogia com o dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio.
http://memoria.oglobo.globo.com/institucional/promocoes/dia-dos-pais-9260840

O Globo - Página 1 - Edição de 15 de Agosto de 1953

Promocao-que-entrou-para-o-calendario O Globo – Página 1 – Edição de 15 de Agosto de 1953

Qual teria sido a intenção da jovem Sonora Louise Dodd, ao escolher a rosa como símbolo para homenagear os pais? Faço aqui uma especulação e convido a uma reflexão.

rosa é uma das flores mais populares no mundo. Fósseis dessas rosas datam de 35 milhões de anos. A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos, as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores).

Quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto. As abelhas se atraíram pela flor e, quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, se transformaram em espinhos. E, assim, segundo o mito, diz ter sido criada a rosa.

E o que tudo isso nos ensina? Podemos pensar assim: nos dias atuais, existe uma ameaça cada vez mais forte e negativa na sociedade, pois os valores morais e éticos estão sendo relegados a um segundo (ou terceiro) plano, quando deveria ser o contrário. A presença do pai como símbolo de força, amparo e guarnição é cada vez mais exigida. E a forma mais produtiva de ensinar isso aos filhos é mostrando na prática.

A construção de uma sociedade mais justa começa a partir de firmes raízes no chão que se semeia, e com o tempo ver a vida nascer da semente. Cada folha da rosa é uma degrau da escada natureza que conduz ao cálice onde as pétalas se unem e cada gesto e atitude correta e benigna do pai são os degraus de conduzem ao lar onde os filhos se unem, formando uma família e trazendo a alegria a todo coração que sabe ver de onde ela vêm.

Desejamos a todos os pais um dia feliz e alegre com seu filhos e que o jardim das flores de cada família seja belo cheio de rosas.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Wilson Neves

Sou publicitário e especialista em Marketing , proprietário da WCN agencia de propaganda, fundador e diretor da revista digital “Sociedade Pública”.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter