Represa Billings – Origem

A represa Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo e faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do mar. Seus principais rios e córregos formadores são o Rio Grande e ou Rio Jurubatuba.

Postado dia 14/04/2016 às 07:30 por Claudio Antonio

represa billings

Foto: Reprodução/Internet

A represa foi idealizada nas décadas de 1930 e 1940 pelo engenheiro Billings , um dos empregados da extinta concessionária de energia elétrica Light, daí o nome. Inicialmente, a represa tinha o objetivo de armazenar água para gerar energia elétrica para a Usina Hidréletrica Henry Borden em Cubatão.

Em função do elevado crescimento populacional e industrial da Grande São Paulo ter ocorrido sem planejamento, principalmente ao longo das décadas de 1950 a 1970, a represa Billings possui pequenos trechos poluídos com esgotos domésticos, industriais e metais pesados. Apenas os braços Taquecetuba e Riacho Grande são utilizados para abastecimento de água potável pela sabesp, às águas de São Paulo, Santo André, São Bernardo e Diadema.

A pesca amadora é muito praticada, devido às espécies de peixes encontradas,como tilápias, lambaris, carpas húngaras e traíras, entre outras.

Por volta de 1910, o engenheiro Walter Charnley escolheu na Serra do Mar as escarpas de 640 m do Tapapanhaú, que deságua em Bertioga, como local de um grande projeto de geração de energia.

Em 1923, o engenheiro americano Asa White Kenney Billings preferiu que fosse represado o Rio Grande ou Jurubatuba e desviar as águas através de um canal chamado Summit Control para o Córrego das Pedras, com curso serra abaixo.

Em 1925, a Light iniciou a construção do dique do Rio das Pedras e, em 1937, do Rio Grande. O projeto foi ampliado e em 1949, foi planejado o novo reservatório (rebatizado de Billings) que receberia todas as águas do Alto Tiete..

No início dos anos de 1980, foi construído uma barragem que separa o braço do Rio Grande do corpo principal do reservatório. Desde o ano de 2000, há uma nova captação em um dos braços mais ao sul, denominado Taquacetuba.

Rio Jurubatuba ou Rio Grande é um rio situado na zona sul da cidade de São Paulo Ele nasce a partir no município de Rio Grande da Serra e tem seu término, foz, no encontro com o Rio Guarapiranga, dando origem ao Rio Pinheiros, um dos maiores e mais importantes rios da cidade. O represamento de suas águas forma a Represa Billings.

Alguns de seus afluentes são o Rio Pequeno, o Rio das Pedras, o Ribeirão Pires, que dá nome à cidade homônima, entre outros.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Claudio Antonio

Possui graduação em Tecnologia Processos de Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia Senador Flaquer (1982).

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter