Quero trabalhar com TI, por onde começar?

Existem muitas vagas neste mercado, porém faltam pessoas qualificadas para ocupá-las

Postado dia 25/11/2015 às 00:00 por Mariana Gomes

motherboard_workers

As pessoas ficam com dúvida em relação à busca de empregos na área de TI. Nos dias atuais, existem várias áreas dentro de TI, tais como: desenvolvimento de sistemas para Internet ou para aparelhos móveis, infraestrutura, suporte técnico, analista de testes, analista de requisitos, entre outras inúmeras profissões.

Escolher uma delas para atuação depende do gosto de cada um. Escolha qual a área que você tem mais afinidade, por isso é importante fazer cursos, ir a palestras ou eventos de tecnologia e participar de grupos e comunidades, assim você cria uma afinidade e com isso identifica o que tem prazer em fazer.

O trabalho com algo que não lhe agrada pode trazer malefícios para o corpo: transtorno bipolar, síndrome do pânico e depressão, além de estresses entre outros problemas, que muitas vezes tornam necessário o uso de remédios.

Como buscar o primeiro emprego?

Escolha bem o que você gosta de fazer, começar não é tão simples assim, mas com determinação e estudo dá para conseguir o primeiro emprego.

Vou contar minha pequena história, meu primeiro emprego com TI foi lecionando aulas de informática. Depois trabalhei com desenvolvimento web, suporte e por fim voltei para área do desenvolvimento.

Conselho: busque vagas que sejam compatíveis com o seu perfil, se você gosta de infraestrutura busque trabalhar com suporte técnico ou help desk. Você precisa ter uma base para evoluir na área e chegar até onde almeja.

A busca do primeiro emprego pode ser feita pelos sites Catho, Ceviu, Apinfo (grátis), Infojobs, existem comunidade no Facebook entre outras redes, por isso é necessário que tenha uma rede de contato, converse com muitas pessoas da área, busque sempre fazer amizades e participe de grupos e comunidades de tecnologias que você tem afinidade.  Ficará mais fácil ingressar no mercado de TI, existem muitas vagas, porém faltam pessoas qualificadas para ocupá-las.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Mariana Gomes

Mariana Gomes é programadora e atua na área de tecnologia e informática

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter