Quem elegeu Trump? Obama!

Por que será que o povo escolheu Donald Trump e não quis permanecer com os democratas?

Postado dia 30/01/2017 às 09:00 por José Iwabe

Foto: Reprodução - Barack Obama e Donald Trump

Foto: Reprodução – Barack Obama e Donald Trump

Dia 20 de janeiro Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos da América. Obama fez seu discurso de despedida em que pouco pôde falar de suas realizações, limitando-se a generalidades e dando  forte toque emocional.

A verdade, porém, é que Trump não foi o escolhido por suas qualidades, mas mais pelo seu exotismo histriônico, tendo Obama sido o móvito real do resultado das eleições. Foi o voto protesto que decidiu o pleito.

Sean Hannity, jornalista da prestigiosa FOX NEWS, faz uma radiografia contundente do legado deixado por Obama, pela sua pífia governança em seus oito anos de mandato.

O ObamaCare, a “garota propaganda” (populista) de sua administração, custou aos americanos 1 trilhão de dólares em impostos, extorquidos de empresas e da classe média (esta arcando com 377 bilhões).

Na área educacional houve um aumento no débito estudantil (da ordem de 98%), já que os estudantes acumulam uma dívida de 690 bilhões, e o custo nas escolas públicas cresceu em 28% e, nas privadas, 23%.

Num país que sempre foi essencialmente empreendedor, Obama foi o responsável pela criação de 2998 novas regulamentações, principalmente sob o pretexto de controle ambiental e de energia limpa, o que significou um custo adicional para as empresas de 583 milhões de horas mais de trabalho e 870,3 bilhões de dólares, só para atender às novas demandas na burocracia e, para o cidadão comum, aumento de 11 a 14% nas contas de energia.

A média do crescimento do PIB durante os seus 8 anos de mandato, girou em torno de apenas 2% (dos menores em décadas), gerando uma perda salaria de 20 centavos de dólar por hora para os americanos, fazendo recuar em 5% o número dos que se dizem pertencer à classe média e reduzindo em 4% o número de proprietários de casa própria.

O mais impressionante, entretanto, na área econômica, foi o recorde conseguido por Obama, no que se refere à dívida pública. Desde a independência dos Estados Unidos a dívida veio num crescendo constante e somava 10,7 trilhões de dólares quando Obama assumiu seu primeiro mandato. O incrível é que, em apenas 8 anos, ele conseguiu aumentar em 87% o montante da dívida, que chegou ao patamar de 19,9 trilhões, ou seja, só com os seus dois mandatos ele quase igualou a dívidacontraída por TODOS os presidentes americanos!

Os Estados Unidos, durante décadas, foi a nação com o maior saldo positivo no comércio exterior, mas Obama alcançou o prodígio de deixar um déficit de 750 bilhões só em 2016, tendo tido, nas transações com a China, a média de 99 bilhões anuais de déficit.

Tudo isso teve reflexo negativo na esfera política e o Partido de Obama, o Democrata, perdeu 717 deputados estaduais, 231 senadores estaduais, 12 governadores de estado, 63 deputados federais e 12 senadores federais. Com isso Trump assume a presidência com o total domínio no Congresso e na maioria dos estados da federação. Ressalte-se que, no último escrutínio, nenhum candidato defensor do legado de Obama logrou ganhar um cargo.

O grande tratado, de iniciativa de Obama, o Trans Pacific, se entrar em operação, extinguirá cerca de 2 milhões de empregos, pela debandada de empresas para o sudeste asiático.

Faço notar que nem a mídia americana e nem, principalmente, a mídia brasileira fazem menção a esses números, pois sempre foram ciosas em exaltar a conduta “politicamente correta” de Obama.

Em suma, apesar das lágrimas por Michelle durante o seu discurso de despedida, teria sido melhor que as gotas salgadas tivessem sido derramadas pelo reconhecimento de que foram um fiasco os anos passados na Casa Branca, de que foi uma figura pequena demais e que não esteve à altura da grandeza do cargo que ocupou.

E Trump?

Uma grande incógnita, num panorama tenebroso…! Para o bem dos EUA e do mundo, espero que nos surpreenda, como o fez Ronald Regan.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

José Iwabe

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter