Quatro passos para praticar empatia no trabalho

Estabelecer uma relação empática dentro do ambiente do trabalho colabora para que todos convivam num ambiente melhor: mais humanizado e consequentemente mais produtivo

Postado dia 22/02/2017 às 08:30 por Renata Adriane

empatia

Foto: Reprodução/Internet

 

Praticar empatia no ambiente de trabalho é fundamental para que tudo o que se refere ao universo corporativo possa acontecer com mais sucesso. Trabalho e empatia deveriam ser sinônimos! Mas, uma vez que não são, o bom é que podemos aprender. Mas me conta uma coisa: você sabe o que é empatia?

Empatia e simpatia podem andar juntas, mas não são a mesma coisa! Ser empático é saber se colocar no lugar do outro. Agir, pensar, sentir assim como se você fosse o outro.

Difícil, não é mesmo?! Ainda mais quando o que se pratica no dia-a-dia é extremamente diferente: “Cada um por si e Deus por todos! ”

Então vamos lá:

  • Goste de pessoas. Antes de imaginar o trabalho, entenda que você se relaciona com pessoas. Pessoas essas que realizam tarefas!
  • Respeite sempre! Está certo que você não precisa ser fã de carteirinha de ninguém, mas respeitar o outro que é um ser tão humano como você é fundamental. Fora que o respeito faz com que nos aproximemos mais das pessoas e dessa maneira a possibilidade de gostar delas, aumenta.
  • Seja flexível. Estar disponível para realmente conversar e não somente repassar o que você pretende que seja feito é importante para avaliar situações de uma forma ampliada. Conversar significa estar disposto a também ouvir o outro e não apenas falar o que você deseja.
  • Autoridade e autoritarismo são coisas diferentes. Esteja preparado para assumir a sua função de forma tal que a competência fale mais alto. Quando você tem claro o que precisa fazer e o que espera do trabalho do outro, o que deve prevalecer é a cooperação.

Estabelecer uma relação empática dentro do ambiente do trabalho colabora para que todos convivam num ambiente melhor: mais humanizado e, consequentemente, mais produtivo.

E vamos produzir de forma mais saudável, porque o mundo está precisando de gente mais feliz!

 

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Sobre o Autor

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Renata Adriane

Renata Adriane é Psicóloga, Consultora e Palestrante. Especialista em Comportamento Humano e Gestão de Conflitos.

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