Profissional de marketing: Você ainda vai ser/ter um!

Tenha marketing como filosofia e encante seu cliente com alto nível de entrega!

Postado dia 10/02/2016 às 00:54 por Priscila Kähler

marketing

Foto: DIvulgação/Internet

Gravando um vídeo sobre o curso de Marketing para a Universidade em que sou coordenadora, fiz uma confissão. Originalmente, o vídeo era um chamado para possíveis alunos que ainda não sabem em qual área desejam se graduar ou atuar. Disse que iria contar-lhes um segredo: Que todos os profissionais, de quaisquer áreas do conhecimento, deveriam fazer o curso de marketing.

Sejam médicos, dentistas, advogados, biólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, pedagogos, farmacêuticos, engenheiros, arquitetos, designers, psicólogos, profissionais de todos os ramos da administração, enfim, dentre todas as outras áreas e profissões, creio sinceramente, que devam e precisem cursar marketing.

E por qual motivo deveriam? Por vários motivos!

Primeiro porque visão ampla de mercado é imprescindível para qualquer setor, em todos os segmentos e nichos. Conhecer o mercado, seus concorrentes, o comportamento de seus clientes, empreitar uma pesquisa, seja formal, informal ou empírica, como uma enquete ou até mesmo um questionamento simples para conhecer o público de interesse. Conhecer todos estes fatores é decisivo para planejar a sobrevivência e manutenção de seu empreendimento: Comércio, loja física, e-commerce, clínica, consultório, escritório, escola, empresa, indústria, consultoria, ONG, estúdio, ateliê, oficina, etc. Não é possível querer sobreviver ignorando tudo isso!

Depois porque é vital se antecipar às tendências de mercado, se aprofundar no próprio setor a fim de dar conta do que os seus consumidores irão querer em curto, médio ou longo prazo, e ainda assim no presente, saber lidar e se adequar às variáveis macroambientais, ou seja, às  variáveis sobre as quais não se têm controle, mas que afetam decisivamente  seus negócios e seus resultados: A economia local e global; a tecnologia que avança numa velocidade absurda, maior que a da luz; a cultura, a demografia, alterações sociais e os impactos destas na maneira de se consumir; o meio ambiente, seja por seus recursos escassos, findáveis, seja pelo clima, e todos os fatores que podem trazer benfeitorias ou prejuízos à oferta de produtos e serviços.

Deter estas informações, intuir com agilidade suficientemente prudente para rever seu mix de produtos e/ou serviços, ou a oferta dos dois, analisar e posicionar estrategicamente seus preços, ou melhor, agregar valor na percepção de sua qualidade e seu custo X benefício, e ainda assim, distribuir e deixar convenientemente disponível sua oferta conforme necessidade, desejo e “devaneio” de seus públicos, e também comunicar precisa e adequadamente, mirando e acertando o alvo de quem realmente deve “comprar” de você, são algumas das premissas para ser de alguma forma competitivo em seu mercado.

Enfim, o domínio destes conhecimentos é extremamente válido para todos os profissionais em todas as áreas de atuação. Se não deseja ou não pode ter o domínio destas competências e habilidades, seja assertivo e coerente: Contrate um profissional de marketing. A profissionalização e o alto nível das empresas em todos os setores começam com este profissional técnico, competente, habilidoso, focado na importância do planejamento estratégico para conhecer, entender e atender o mercado com excelência, apto a criar diferenciais relevantes para a melhoria da performance institucional nos aspectos estruturais, materiais, e especialmente intelectuais e comportamentais, totalmente estratégicos, os quais qualquer empreendimento necessita sempre.

Seja um construtor de corporações férteis, sustentáveis, competentes, profissionalizadas, ou melhor, seja um player de peso em seu segmento: Tenha marketing como filosofia e encante seu cliente com alto nível de entrega!

Como profissional de marketing não quero me gabar não, mas atualmente, neste mundo onde a  concorrência é totalmente  “selvagem” e onde iguais se digladiam de forma sangrenta na busca pelo consumidor, e para qualquer que seja a pergunta, a resposta é: Faça MARKETING!!!!!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Priscila Kähler

Profissional de marketing. Coordenadora dos cursos de Comunicação e Marketing da Universidade Braz Cubas em Mogi.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter