Profissão Chef II – Praticando com o coração

Ser Chef não é glamour, é coração e paixão pelo que faz!

Postado dia 02/03/2016 às 08:00 por Roque Thomazini

chef

Foto: Divulgação/Internet

Em minha última matéria, falei sobre a diferença entre gastronomia e culinária. E, para mim, não existe diferença, exceto pela explicação do significado de cada uma.

Mas, voltando à profissão Chef, título desta matéria, lembro-me de uma aluna que numa ocasião, um final de ano, e ensinei o preparo de um frango assado, desossado e recheado com farofa a uma determinada turma.

Veio o recesso escolar, as férias e no retorno às aulas esta aluna me procurou e me contou que quando aprendeu a fazer aquele frango desossado e assado, resolveu comprar vários frangos para fazer e vender na comunidade em que ela vivia, o que lhe rendeu um bom dinheiro com a venda de 30 frangos assados vendidos para vizinhos. Mas o mais interessante desta história é o comentário final desta aluna: “Foi o Natal mais feliz de minha vida”, disse ela.

Confesso que fiquei emocionado quando aquela aluna me trouxe aquelas palavras, tanto que até hoje me emociono ao lembrar-me do fato. Não é gostoso ouvir isso? Não te enche de alegria? Não é uma massagem no teu ego? Sim, respondo, pois são nestes momentos que a gente descobre que está no caminho certo, que estamos felizes com o que fazemos, que apesar de todo esforço, todo trabalho, toda a pressão, sempre temos momentos de prazer e felicidade. Basta buscar no seu íntimo aquilo que deseja fazer e fazer bem.

No mundo gastronômico a gente recebe todo tipo de felicidade, aprende todo tipo de experiência, enfim, se torna mais experiente com as “experiências” que o mundo lhe proporciona. Não, não se fica velho quando se torna um Chef, mas se torna mais experiente com o que a vida lhe ensina.

Mas cuidado: Não se empolgue com o glamour que o termo Chef lhe traz. Mas apaixone-se pelo que ele pode lhe ensinar.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Roque Thomazini

Roque Thomazini, formado Bacharel em direito, optou pela gastronomia como profissão

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter