Previsão da inflação e do PIB para 2017

2016 foi um ano polêmico. Mas, se o balanço econômico do Brasil no ano de 2016 pudesse ser resumido em uma única palavra, ela seria “confiança”.

Postado dia 17/01/2017 às 08:34 por Maiara Madureira

inflação

Foto: Reprodução

A falta de confiança dos consumidores e dos investidores, diante de um cenário político e macroeconômico deteriorado ao longo de 2015, provocou uma fuga em massa de capitais do país. Afinal, quem gostaria de deixar seu rico dinheirinho investido onde sequer se sabia se haveria ou não impeachment e qual seria a política econômica adotada?

Em 2016, com a finalização do processo de impeachment e com as promessas de uma reforma econômica, empresários e consumidores voltaram a ter confiança na economia brasileira. No entanto, em razão da deterioração no mercado de trabalho, não houve aumento nem na produção nem no consumo, o que fez com que os indicadores macroeconômicos continuassem bastante ruins. Além disso, a incerteza continua batendo à nossa porta: será que Michel Temer conseguiria passar todas as propostas para salvar a economia brasileira?

 

Alguns dados econômicos:

  • IPCA: até novembro/2016, bateu 5,97%
  • Selic: última movimentação (em novembro/2016) a fixou em 13,75%
  • Bolsa:

bobespa1

  • Dólar:

dolar

 

Os economistas ainda não fecharam todos os dados de 2016, mas, na última semana de dezembro, o Boletim Focus divulgou uma previsão para o ano de 2017.

Para 2017, a estimativa do mercado financeiro para a inflação é de 4,85%; para o PIB, a estimativa de crescimento é de 0,50%. Espera-se que o BACEN cortará a taxa de juros para 10,5% e a taxa de câmbio chegue em R$ 3,50.

Agora é esperar para ver. E esperar um ano com mais confiança e menos polêmica.

Observação: o conteúdo dos artigos da autora são de sua exclusiva responsabilidade. As opiniões expressadas não refletem as opiniões da BM&FBOVESPA.
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Maiara Madureira

Formada no Largo São Francisco, mestre em Direito Comercial pela USP, fã incondicional de decoração e de bons livros

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter