Pré-natal odontológico, você já ouviu falar?

A gestante pode receber tratamento odontológico em qualquer época da gestação, desde que com cuidados adequados e um profissional capacitado

Postado dia 26/10/2015 às 11:09 por Sociedade Pública

A-grávida-no-Dentista

É muito comum o desconhecimento deste importante momento da mulher grávida. Assim que a mulher se descobre grávida, ela deve começar a se preparar para o gran finale da gestação, o parto. Durante a fase gestacional é de vital importância, além do pré-natal médico, fazer o pré-natal odontológico.

O que é o pré-natal odontológico?

É o acompanhamento periódico da gestante pelo profissional dentista capacitado, a fim de garantir a saúde bucal da mulher grávida, colaborando assim com a integridade da sua saúde sistêmica, a saúde da criança e com o parto tranquilo, sem intercorrências.

O que o dentista faz numa consulta de pré-natal odontológico?

O profissional irá verificar no exame clinico da boca, a existência de sintomatologia dolorosa e sua causa, a qualidade da higienização bucal da gestante, pois se não estiver sendo correta irá provocar processos inflamatórios importantes das estruturas periodontais, ou seja, inflamação da gengiva e estruturas de suporte do dente como o osso, por exemplo. A perda óssea e a destruição de fibras periodontais, que são as estruturas que prendem o dente ao osso e o dente à gengiva, se não forem tratadas no inicio, ocasionam a mobilidade dentária e possível perda de elementos dentários e isso é muito comum acontecer, na grande maioria das vezes, não tem sintomatologia dolorosa.

cury dentes

Nas fotos acima visualizam-se a faixa gengiva-dente avermelhada e edemaciada (inchada) devido a higienização bucal falha, placa bacteriana (sujidade) de diferentes idades coradas e tartáro (sujidade calcificada) junto à gengiva inflamada.

A literatura odontológica diz que processos inflamatórios bucais durante a gestação podem provocar partos prematuros e nascimento de crianças com baixo peso. Além disso, o profissional, durante o exame clínico, pesquisa a necessidade de tratamento de algum elemento dentário que esteja com a sua saúde comprometida e ameaçando a saúde geral do binômio gestante-bebê. Um dente que tenha cárie ou polpa exposta pode resultar em endocardite bacteriana, que é uma infecção no coração provocada por bactérias provenientes da cavidade bucal, cuja porta de entrada pode ser o dente. Se durante a gravidez houver um dente que necessite de tratamento, ele deve ser tratado pelo profissional capacitado.

cury dentes 2Na foto ao lado visualiza-se a presença de processos cariosos interdentais devido à ausência ou uso inadequado do fio dental.

Renomados autores destacam ser importante esclarecer que, a gestante pode ser radiografada e também pode fazer tratamento odontológico, pode receber anestesia, desde que seja a adequada.

Com que periodicidade o pré-natal odontológico deve ser realizado?

Ele deve ser realizado trimestralmente dando à gestante orientações para o autocuidado bucal e reforçando a correta higienização bucal.

É importante que o profissional dentista estimule a amamentação e oriente a gestante e seu parceiro em pró da saúde da criança, evitando futuras alterações como a síndrome do respirador bucal.

Compartilhar:

Leia também

Assine a nossa newsletter