Práticas Pedagógicas

A ciência tem evoluído com maior velocidade e as teorias nascem em intervalos menores de tempo.

Postado dia 30/05/2016 às 07:30 por Professor Carreiro

pedagogicas

Foto: Reprodução/Internet

O planejamento da rotina diária, o estabelecimento de regras de conduta para o grupo/classe, a disposição dos móveis e dos materiais visando construir um espaço de aprendizagem agradável e produtivo, a importância das interações sociais na construção do conhecimento, o papel da linguagem, as modalidades que melhor favorecem a construção do saber e os desafios a serem enfrentados para delas se tirar o melhor proveito devem ser sempre aplicados nas práticas pedagógicas.

Inicialmente, deve-se prestar atenção na forma como os professores e alunos se olham mutuamente, construindo, uns dos outros, imagens que passam a dirigir a maneira como se tratam em sala de aula. A depender desse olhar, se ele é positivo ou negativo, decorrem as grandezas ou misérias da interação daqueles que atuam na escola esse estado de ânimo.

Vários fatores fazem uma escola se tornar especial; os alunos não só vão para ela felizes, como mantêm este estado de ânimo. Na verdade, isso acontece porque eles sabem que vão aprender coisas interessantes e descobrir novidades todo dia. As professoras sentem prazer em ensinar e em interagir com os alunos e sabem que as crianças, porque aumentaram seus conhecimentos, conseguirão acompanhar com facilidade os anos seguintes. Há regras flexíveis, mas que devem ser cumpridas. O espaço é bem organizado e o tempo dedicado às várias tarefas é cuidadosamente planejado.

Uma professora do “Vale do Jequitinhonha costuma dizer” que precisamos de escolas que dêm às crianças “passaporte para viajar pelo mundo e também para escorregar nos anéis de Saturno, com Emília, Narizinho e Visconde, que lhes apresente Alice, e que sabe o caminho do “País das Maravilhas”, e os transforme em desbravadores das infinitas terras do conhecimento”. Para ela, uma escola assim certamente faz muita diferença na vida de seus alunos.

A essência de uma escola assim está no gestor, na equipe pedagógica, nos funcionários, nos alunos; todos deverão estar envolvidos com o conhecimento, o que contagia os educandos, faz com que eles se apaixonem por aprender, construir novas ideias, enfrentar desafios e buscar soluções.

Todos que trabalham nessa escola sabem que as crianças precisam aprender e que não podem perder tempo, a chamada não ocupa metade do período, a classe nunca fica à toa, esperando o professor preparar a aula ou corrigir os cadernos dos alunos. Todo o período escolar é usado em prol da aprendizagem, fazendo-a de maneiras diferentes e interessantes.

Nestas escolas, já se espera que haja certo ruído, típico dos diálogos, da troca de ideias, dos debates e do arrastar de móveis, para permitir trabalhos em grupo. Da mesma forma, nestas escolas há muitos materiais pedagógicos, muitos jogos, muitos livros, que podem ser encontrados na própria sala de aula ou guardados em locais de fácil acesso.

O uso da multimídia traz aos professores e aos alunos um leque enorme de possibilidades de trabalhos que devem ser pesquisados através dos sites educacionais nas salas de informática das escolas, orientado pelos educadores.

A ciência tem evoluído com maior velocidade e as teorias nascem em intervalos menores de tempo. De Comenius a Herbart a teoria esperou por quatrocentos anos para uma mudança paradigmática. Entretanto neste século as mudanças ocorrem de forma muito veloz. Comportamentalistas, cognitivistas e humanistas apresentam novas formas de ensinar e buscaram explicar, cada um a seu modo, como se dá a aprendizagem,

As equipes escolares que fazem diferença são aquelas que trabalham de forma integrada, articulada, planejada, a rotina escolar deve ser usada em proveio dos alunos e professores.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Professor Carreiro

Minha vida sempre foi dedicada a Educação, Catanduvense de nascimento e Mogiano de coração. Sou Educador, Professor por amor a profissão, graduado em Pedagogia, Geografia, Estudos Sociais, Bacharel em Ciências Jurídicas. Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. Sonho com Brasil Justo e perfeito, e trabalho para isso dia a dia.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter