Por que temos de saber mais sobre educação financeira?

Procure materiais, livros, cursos, informações, mas não perca mais tempo, se você não está tendo o resultado que gostaria de ter, pode ser que a sua falta de conhecimento quando o tema é dinheiro seja grande

Postado dia 20/12/2016 às 09:00 por Victor Basile

financeira

Foto: Reprodução

Durante os últimos anos dedicamos grande parte do nosso tempo no portal Economia Sem Mito a ajudar pessoas a compreenderem mais sobre os desafios do mundo financeiro. Mas durante esse período vimos um cenário muito complicado, com pessoas, famílias e empresas que por não conhecerem esse universo sofriam todos os dias, vendo seus sonhos se transformarem em grandes pesadelos.

E, o mais curioso disso é que nunca conseguimos identificar um público específico, que sofria com tal problema, ou seja, a má gestão financeira é algo que afeta pessoas com mais ou menos instrução, pessoas de qualquer cor ou etnia, de qualquer peso, qualquer sexo. Em resumo, afeta todos aqueles que não se preocuparam em aprender mais sobre isso.

E quando falamos, que afeta a todos aqueles que não se preocuparam em aprender mais sobre isso, estamos afirmando que se você tem problemas com dinheiro, a culpa é sua!

Sabemos que algumas pessoas podem ficar doloridas com a afirmação acima, mas é a pura verdade! Não podemos simplesmente colocar a culpa na sociedade, nas instituições, nos outros, pois de um modo geral a grande maioria dos problemas foi causado por nós mesmos.

financeira

Foto: Reprodução

Na vida temos 3 tipos de educação, a acadêmica, a profissional e a financeira. Sendo que as 2 primeiras, eu sempre chamo de educações de semente, ou seja, formas de educação que nos fazem ter o que plantar. Veja bem, quando falamos em sementes, quer dizer que através do que aprendermos (educação acadêmica), ou do que aplicamos (educação profissional), ganhamos as nossas sementes (dinheiro), e com ele podemos plantar e fazer o nosso patrimônio e bem estar aumentar.

Porém, o maior problema está na falta da terceira forma de educação, a que chamo de educação de colheita, ou seja, a educação financeira nos ensina a pegar essas sementes que na maioria das vezes foram suadas para serem adquiridas e plantar de forma consciente, gerando assim os resultados que quisermos.

Então, se você hoje não está colhendo nada ou não consegue saber exatamente o que sairá de seu plantio, é porque falta educação financeira, e o triste é que quanto mais tempo você demorar para entender que precisa buscar conhecimento, mais tempo ficará desperdiçando as suas sementes, e a vida é implacável, pois quanto mais velhos ficarmos, menos sementes conseguiremos ter a nosso dispor.

Meu grande conselho, procure materiais, livros, cursos, informações, mas não perca mais tempo, se você não está tendo o resultado que gostaria de ter, pode ser que a sua falta de conhecimento quando o tema é dinheiro seja grande, e isso pode mudar quando você quiser, basta parar de ser preguiçoso e correr atrás de conhecimento, pois no mundo da informação, a ignorância é uma opção.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Victor Basile

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter