Planejamento de Marketing

Não há como atuar no mercado competitivo sem informações atualizadas

Postado dia 25/02/2016 às 09:00 por Monica Lemes

 

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Foto: Divulgação/Internet

Ao levantarmos de manhã, todos sem exceção planejamos o nosso dia, pensamos nas etapas que teremos que transpor dentro das rotinas pré-estabelecidas, como por exemplo: fazer uma oração, tomar o café da manhã, ir para o trabalho, cumprir uma agenda, ir ao mercado, fazer um curso, retornar à residência, jantar, preparar-se para dormir e descansar para encarar o próximo dia que virá. Bem puxado não é?

Tudo isso para reforçar que não conseguimos viver sem planejar a nossa vida pessoal. Agora, transferindo para o mundo dos negócios, vou destacar nesse artigo a importância do planejamento das ações de marketing como forma de ampliar a competitividade das empresas.

O momento econômico atual e os desafios encontrados no que se refere ao contexto mercadológico faz com que necessitemos cada vez mais de analisar e pesquisar o tempo todo esse mercado altamente competitivo, dinâmico e com similaridade entre produtos, serviços e estratégias de comercialização.

Nossos clientes estão cada vez mais exigentes. Eles têm cada vez mais acesso a informações e tornam-se mais exigentes em suas solicitações.

O desafio da diferenciação é constante, diante da competitividade, oferecer um diferencial, se destacar no mercado, tem representado cada vez mais um desafio aos empresários.

Não há como atuar no mercado competitivo sem informações atualizadas, demanda que o empresário deve suprir juntamente com suas demais atividades de gestão.

Tomar decisões com agilidade, ou seja, utilizar a tomada de decisões como fator gerador de vantagens competitivas faz toda a diferença.

É ai que entra a importância do Plano de Marketing, uma ferramenta de gestão que permite analisar o mercado, observar as constantes mudanças, identificar tendências, definir resultados a serem alcançados, formular ações para atingir competitividade.

É de tamanha importância, que somente através dele, podemos estabelecer vantagens competitivas que favoreçam o atingimento das metas da empresa.

Os objetivos do plano de marketing são orientar a elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao mercado de atuação da empresa com vistas a possibilitar a captação de clientes, aumentar as vendas e a lucratividade da empresa.

Um Plano de Marketing* contempla: Planejamento, Implementação, Avaliação e Controle de diferentes estratégias que auxiliam na conquista da manutenção de clientes, através das etapas:

– Análise de mercado

– Análise da concorrência

– Análise do público-alvo

– Definição de objetivos

– Desenvolvimento das estratégias

– Desenvolvimento do cronograma de ações

– Estimativa de investimento

– Definição de controles

Monitorar, avaliar e controlar redefinindo o que se julgar necessário para o atingimento dos objetivos e metas também faz parte do processo de planejamento para a concretização das estratégias de marketing da empresa.

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Sobre o Autor

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Monica Lemes

Consultora de marketing com experiência publicidade e propaganda em diversas mídias, como jornais, rádios e revistas. Consultora de Marketing do Sebrae-SP Escritório Regional Alto Tietê

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