Perma-cultura: uma arte sustentável

Permacultura é ecologia prática. Tem a prática da conexão; a conexão dos sistemas vivos em harmonia com o todo

Postado dia 15/03/2016 às 08:00 por Jéssica Lima

permacultura

Foto: J. Bach

A permacultura busca desenhar um sistema mais sustentável em nossa vida e no espaço onde vivemos, com foco em fazer o planejamento de espaço onde se pode obter o ciclo da água e o ciclo do alimento e nos oferece uma base onde podemos desenvolver as mesmas coisas que a natureza desenvolver sozinha, ou seja, em harmonia com o ciclo natural da Terra.

Os 3 pilares da Permacultura são:

  • Cuidar da Terra: Para que todos os sistemas de vida continuem e se multipliquem. Este é o primeiro princípio, porque sem uma terra saudável, os seres humanos não podem exercer suas qualidades;
  • Cuidar das Pessoas: Para que as pessoas acessem os recursos necessários para sua existência;
  • Repartir os excedentes: Ecossistemas saudáveis utilizam a saída de cada elemento para nutrir os outros. Nós, os seres humanos, podemos fazer o mesmo, compartilhando os excedentes, inclusive os conhecimentos.

“A arte está inclusa em tudo, porque produzimos os ciclos naturais da natureza, e a natureza é expressão de arte pura, então o que fazemos é expressar nossa forma de arte dentro de um sistema vivo”, Juno Rocha, cofundador da Ecovila da Lagoa.

Existem tais pesquisas na área da arte que apontam para práticas coletivas desenvolvidas por artistas junto a certas comunidades e que dão sentido às questões de interesse coletivo. Um bom exemplo disto é a criação de uma horta comunitária, junto com a prática da permacultura em certo local onde se pode atuar como uma forma alternativa e criativa para uma proposta coletiva em arte e ecologia, como parte de um processo que faz gerar colaboração e trocas sociais com a comunidade.

Neste sentido, é parte de um movimento migratório das percepções que alimentam diferentes campos de pesquisa, da arte à agroecologia, diluídas pelo convívio entre diferentes culturas e que, em um certo momento, aponta para as novas experiências, rumo a uma nova percepção do sistema. E assim, integração e o conhecimento de uma biodiversidade, que fazem interagir diferentes culturas e práticas artísticas, ao percebermos que a arte pode deslizar entre os diferentes campos do saber e do conhecimento, tornando-se possível em transversalidade junto a estas diferentes áreas, trazendo à tona novas formas de pensar.

Permacultura é ecologia prática. Tem a prática da conexão; a conexão dos sistemas vivos em harmonia com o todo.

Veja as imagens:

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Jéssica Lima

Jéssica Lima, produtora cultural, atualmente gerencia eventos, palestras e oficinas na fazenda Vila Paraíso

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter