Peguei um vírus! E agora?

Os programas criados para danificar o computador são tão perigosos que nem mesmo quem mantém antivírus está totalmente protegido se não tomar alguns cuidados

Postado dia 06/06/2016 às 07:30 por Ivan Santos

virus

Foto: Reprodução/Internet: Você pode ter um anti vírus pago ou gratuito

Vamos tentar detalhar ao máximo o que é um vírus e o que ele pode causar em seu computador.

Vírus são programas desenvolvidos por pessoas com o objetivo de causar danos de várias formas ao usuário.

Muitas pessoas se perguntam por que os vírus existem, por que chegam com frequência aos computadores.

Não existe uma explicação ao certo, porém entendo que começa a partir de uma mera brincadeira de pessoas que querem ver seus programas alterando o desempenho dos computadores e apagando arquivos.

Existem diversos vírus por aí, uns infectam programas e arquivos e são normalmente ativados quando o usuário clica em algum link de internet ou programa executável (aqueles de terminação .exe).

O cavalo de troia, também conhecido como trojan (trojan horse), aparentemente é um programa útil, um jogo, por exemplo, mas que na verdade é usado para roubar senhas.

Outro tipo de vírus bastante conhecido é o “worm”, mais prejudicial que os outros vírus, pois consegue se multiplicar sozinho e ampliar a infecção para outros computadores via internet (rede, e-mail, pen drive).

Você, caro leitor, tem no seu PC ou notebook, um antivírus e se pergunta: estou protegido? Minha resposta é: não! Você pode ter um antivírus pago ou gratuito, sua proteção será sempre de 50%. Pois nada vai impedir você de clicar em um link, abrir um site desconhecido, colocar um pen drive contaminado, etc.

Minha recomendação é: esteja ciente onde você acessa ou abre em seu computador.

Na duvida, não faça, não abra

Conforme já postamos aqui, tenha sempre um backup de seus arquivos importante.
Sempre troque suas senhas de e-mails, cuidado ao acessar sua conta no banco.
Na internet , todo cuidado é pouco.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Ivan Santos

Especialista em hardware e redes, atuante na informatica desde 2001. Atualmente trabalha em uma empresa multinacional chamada CGI Group

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter