Parece piada, mas você sabe o que é um disquete?

Um artigo de um passado recente que era tão importante como um pen drive, mas que não comportava nem uma MP3

Postado dia 12/01/2017 às 09:00 por Ivan Santos

 

disquete

Foto: Reprodução

Olá pessoal, estou há muito tempo sem escrever para vocês, então antes de tudo um ótimo ano de 2017 para todos, muita paz saúde e sabedoria, o resto corremos atrás.

Vou começar fazendo uma pergunta a vocês: já usaram ou sabem o que é um disquete? A nova geração de usuário de PC sabe apenas de nome e nunca sequer tocaram em um disquete, pois se tornou uma tecnologia de armazenamento obsoleta nos dias atuais.

Porém, vale a pena ressaltar que, na década de 90, sistemas operacionais e muitos softwares eram instalados e usados através do disquete,que por sinal era muito demorado em algumas circunstâncias.

disquete'Hoje dificilmente vemos o floppy disk, que é o periférico utilizado para inserir e usar o disquete.

Pois bem, se falarmos de pen drives, CD, Bluetooth, WIFI e etc… Certamente você se sentirá familiarizado, afinal, para que disquete? Usar onde? Quem usa?

Entendemos que não tem comparação o poder de armazenamento de um disquete para um pen drive, Mas, ainda tem pessoas que usam… isso mesmo que você leu!

Um relatório divulgado pela Associated Press mostra que o governo americano gasta três quartos do seu orçamento em tecnologia para manter computadores obsoletos,

incluindo plataformas com mais de 50 anos em áreas vitais, como a Seguridade Social.

disquete2

Os disquetes também evoluíram, e quanto maiores, menos capacidade de armazenamento eles tinham

Mas o que chama atenção é o Sistema Estratégico Automatizado de Comando e Controle, usado para coordenar as operações das forças nucleares do país,

rodar em computadores IBM da década de 1970 que ainda usam disquetes de 8 polegadas, anteriores aos de 5¼.

Apesar de a Casa Branca ter incentivado a substituição de sistemas, o orçamento para modernização vem recuando, e terá US$ 7 bilhões a menos em 2017 que em 2010.

O GAO, Escritório de Contabilidade dos Estados Unidos, estima que o governo gastou ao menos US$ 80 bilhões em tecnologia da informação no ano passado, sendo que o total deve ser significativamente maior, já que parte dos sistemas do Pentágono e outros mantidos por agências independentes, como a CIA, não constam no relatório.

disquete4

Ainda em 2017, disquetes são usados para armazenamento de relatórios. Isso me faz pensar naquele ditado: panela velha é que faz comida boa.

Só para finalizar: computadores de 10 anos atrás duravam mais que os de hoje.

Por hoje é só, espero que tenham gostado e se quiserem saber de algo do interesse de vocês, mandem um e-mail ou deixem um comentário.

Forte abraço e até a próxima!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Ivan Santos

Especialista em hardware e redes, atuante na informatica desde 2001. Atualmente trabalha em uma empresa multinacional chamada CGI Group

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter