O vírus da corrupção

Se alguém lhe disser que se sente uma pessoa totalmente honesta e íntegra, é porque não fez um diagnóstico completo

Postado dia 03/03/2017 às 08:00 por Sociedade Pública

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A corrupção vem sendo tratada como a “pop star” do momento pelos brasileiros. Não precisamos irmos muito longe para ouvir algo relacionado ao tema. Basta ligarmos o celular e adentrar nas redes sociais ou assistirmos os telejornais e pronto, somos bombardeados com inúmeros comentários, notícias sobre os malandros antigos procurando argumentos fajutos para se safarem novamente ou novos que são denunciados a todo instante. Mas a grande questão é: de onde surge a corrupção? Ela pode ser aprendida? Ou já está em nosso DNA, e todos estamos fardados em algum momento da vida a sermos corruptos?

O historiador Leandro Karnal, disse em uma entrevista ao ator Lazaro Ramos: “A corrupção é um mal social, não existem nações éticas com governos corruptos, como não existem nações corruptas com governos éticos”.

macacosHá pessoas corruptas no trânsito quando fazem ultrapassagem em lugares proibidos, no dia-dia quando fingem que estão dormindo no ônibus só para não ceder o lugar a uma senhora. Até mesmo nas escolas quando um aluno responde a chamada para o amigo que está jogando futebol na quadra, ou na faculdade quando passam atestados falsos para fazerem a prova que perderam, nas igrejas quando o líder usufrui das ofertas para seu próprio conforto. Felizes são as pessoas que acreditam cegamente que a corrupção está situada apenas em um grupo de pessoas.

O ser humano já carrega consigo a molécula da corrupção, como um vírus da gripe, não nascemos corruptos, porém, diariamente recebemos doses de que para sermos bem-sucedido temos que desviar nossas condutas. E esse vírus fica adormecido, em alguns ele afolara e destrói todos os anticorpos éticos e morais que norteiam o convívio social, e essas pessoas tornam-se a prostituta Maria Madalena, narrada em João 8:1-11 que quase foi apedrejada pelos fariseus e escribas, mas nos dias atuais as pedras foram substituídas por links e notícias e os fariseus e escribas por yootubers e jornalistas. Só não temos um Jesus Cristo para fazer a seguinte indagação: Quem nunca se corrompeu que de a primeira curtida.

Se alguém lhe disser que se sente uma pessoa honesta, íntegra, fique tranquilo, e que o vírus ainda estar adormecido.

 

henriqueAutor: Henrique Ribeiro
Cidade: Mogi das Cruzes
Henrique é Analista do Controle da Qualidade
Entre em contato com Henrique pelo Facebook
Compartilhar:

Leia também

Assine a nossa newsletter