O universo do entretenimento oriental

Você curte anime? Ou melhor, você sabe o que é isso? Bom, é muito simples...

Postado dia 17/12/2015 às 00:00 por Écio Diniz

anime

Anime nada mais é do que desenhos animados japoneses, e eu tenho certeza de que você já ouviu falar de Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Dragon Ball z entre tantos outros clássicos que fizeram e fazem parte da vida de muitas pessoas. Não é de se estranhar que o volume de apreciadores no Brasil tem crescido a cada ano. Um exemplo desse megassucesso é o Anime Friends, evento que reúne mais de 120 mil pessoas por edição e sempre acontece nos meses de julho (período de férias escolares no Brasil) na cidade de São Paulo.

Mas os desenhos japoneses só vão para as telas depois de fazerem sucesso nos mangás e aposto cinquentinha que você deve estar se perguntado (caso não saiba nada desse mundo do entretenimento japonês) que raios é esse tal de mangá? Bom, o “mangá” são as histórias em quadrinhos japoneses, que são as primeiras tiragens do que poderá vir a ser um anime. Porém já ouve alguns casos de aparecer um anime sem ter se tornado um HQ oriental, mas esses são exceções à regra, porque é pelo mangá que se mede o termômetro popular do sucesso que o anime pode ser. Uma coisa também muito interessante é a leitura do mangá, ele se dá de trás para a frente, isso mesmo, DE TRÁS PRA FRENTE!!!!

Ao contrário das HQ’s que conhecemos, os mangás são originalmente publicados com a leitura oriental, feita da direita para a esquerda. Ou seja, o que para nós seria o fim da revista, no Japão é o início. Como a proposta das editoras é publicar os mangás da forma mais leal possível aos originais japoneses, a maneira correta de ler esses quadrinhos será sempre da direita para a esquerda. A mesma regra ocorre com os balões que contêm os diálogos: comece sempre de cima para baixo e da direita para a esquerda. Como no exemplo da gravura abaixo:

Shaman Stop!!!Outro fator que é clássico tanto dos animes quanto dos mangás são os olhos dos personagens, que na sua maioria são enormes e muito expressivos, justamente para melhor representação das emoções. O sucesso dessa modalidade de desenhos é tão grande que existem também vários games e até filmes (sim com pessoas reais) para a alegria dos fãs.

Você sabia que existem várias sagas do Star Wars em mangá e que tem completado o universo Jedi com muito mais heróis e vilões construindo historias e novas lendas? E não para por aí, assim como Star Wars, sucessos de séries como Game of Thrones e outros também ganharam sua versão japonesa.

Bora curtir esse universo, tenho certeza que dentre tantos títulos que existem, vai haver um que será seu favorito.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Écio Diniz

Écio Diniz é jornalista atuante, formado pela Universidade Brás Cubas, gosta de história

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter