O Taoísmo e a positividade

O que você fez ontem está refletindo hoje. Você tem que pensar no hoje para o amanhã ser melhor

Postado dia 30/08/2016 às 09:00 por Paulo Cassiano

 

taoismo

Foto: Reprodução/Internet

É muito importante você semear a positividade. É muito importante você não ficar reclamando, murmurando, maldizendo; se chateando, absorvendo todas as coisas negativas que aparecem no caminho. Porque isso vai refletir no teu futuro. O teu campo eletromagnético será o reflexo de tudo que você está fazendo hoje. E aí, o que vai acontecer? Você vai acabar tendo um conflito, um problema. E não vai conseguir ter uma vida com mais equilíbrio, uma situação melhor. Então é importante você entender isso. Então você tem que observar que os modelos de fluxo que surgem fazem parte de uma reforma íntima, de mudanças internas que você fez. Então o que o Tao ensina? Paciência.

É importante que você tenha paciência, precisão, senso de oportunidade. E você tem que ter o distanciamento dos problemas. É o desapego. Distanciamento: descobrimos soluções quando estamos distanciados das coisas. Você, que está com problema, cheio de dificuldade, se distancie do problema. Desapegue um pouco. Solte, deixe lá, deixe fluir, e está pronto!

Isso pode ser provado em um exercício que a gente faz, do calendário das possibilidades e do cheque da abundância. Você coloca uma data lá e o cérebro começa a buscar uma solução para aquele cheque que você almejou e, às vezes, surpreendentemente, muito antes do prazo você consegue. Por quê? Porque você desapegou! Você não está ali apegado àquele problema, àquela situação. E o cheque acaba vindo de uma forma mágica; porque é assim que funciona.

A Lei da Atração é desapego, é distanciamento. Então, com o Tao, a gente aprende a parar de ficar resistindo, a deixar as coisas fluírem. O grande segredo do Tao é deixar a fluidez, deixar as coisas irem, passarem, não ficar preocupado, não ficar na atenção; ficar na tranquilidade. Sou calmo na tristeza e na alegria. Está nesse equilíbrio. E aí você vai viver uma vida com mais amor, alegria; com harmonia na sua vida. E vai transferir essa mesma alegria, essa paz interior para todas as pessoas que te cercam. Essa paz que está dentro de você vai ser exalada para todos que estão perto. Tem muita gente que diz: “Cassiano, quando eu estou perto de você eu sinto uma paz, uma energia tão forte, uma tranquilidade”. Sabe por que? Eu sou uma pessoa tranquila. Eu sou agitado, eu sou elétrico, eu sou dinâmico, eu faço mil e uma coisas.

Eu cuido de cinco grupos, estou em quatorze, e tem mais uns trinta/quarenta que acompanham. Mas eu estou atento a tudo. As pessoas do Facebook me procuram no inbox, fora os clientes que eu atendo – inclusive, minha agenda está lotada. Chamo de clientes as são pessoas que me procuram para atender determinada coisa; vida profissional, empresas, pessoas de empresa que querem melhorar os negócios. Aí me pedem orientação e a gente faz a agenda de atendimento. Já estou lotado. Não tenho nem tempo para atender mais. Estou fazendo o que posso. E aí o que eu quero dizer para vocês é que essa paz interior vem com disciplina. É um processo, é uma busca.

Todos nós que estamos nos grupos, de alguma maneira estamos em busca dessa paz interior; estamos em busca dessa tranquilidade de não viver nesse mundo de caos, na agonia. Então o que o Tao faz? Ele te conduz para fora, promovendo uma ação bem sucedida. Isso primeiro porque conduz para dentro. Porque para dentro você vai encontrar todas as respostas. Você é o mestre!! Você é o guru! Não existe mais o mentor, o papel do mentor, o papel do mestre. O mestre é você. Você é o senhor de tudo. Vós sois deuses! Vós sois o dono da sua vida! Vós sois o dono do seu destino! O destino está nas tuas mãos, não na mão do Cassiano que fala os áudios.

Eu não sou mestre. Eu sou um irmão que tem um pouco de maturidade e experiência e cheguei num estágio de viver um pouco sem o ego. De viver um pouco a presença do Tao. Eu tenho essa experiência, essa maturidade. Eu sou mestre de mim mesmo. Você que é o mestre! O mestre é você! O mestre é Jesus! O mestre é o Universo! O mestre é o todo! O mestre é o senhor do mundo! Esses são os mestres verdadeiros. Nós somos o discípulos do mestre e que estamos a transmitir esse conhecimento para toda a humanidade; para todas as pessoas que buscam melhorar de vida. O nosso foco principal é melhorar de vida, autoconhecimento e a expansão da consciência, para que você possa despertar a sua consciência.

Eu despertei a minha consciência! Minha missão é despertar a consciência de vocês. Muitos já despertaram. Muitos já acordaram, já sabem como funciona a vida, o sistema. Agora o seu papel é ajudar os outros, ajudar seu irmão, seu filho, seu cunhado, sua tia. As doenças do mundo são frutos do subconsciente. Os meios pelos quais a doença chega são a alimentação, o ambiente, o convívio, as relações sociais, os traumas dos eventos. Se tu tens um pensamento negativo, se tu te alimentas mal, o que vai acontecer? Um câncer, problema de saúde. Vai acontecer! Não tem jeito. Você vai adoecer! Então de onde vem a doença? Do meio-ambiente, do alimento e das relações sociais que você tem. Quem cria? É o subconsciente, e muitas das vezes o inconsciente.

Por que? Você não quer ficar doente?!! Quem quer ficar doente? Quem quer ficar no hospital? Quem quer ficar na UTI? Quem quer numa cadeira de rodas? Quem quer ficar sem andar? Gente, nada acontece por acaso. Até os acidentes que ocorrem em suas vidas são frutos dos atos de vocês. Lembra? O que você fez ontem está refletindo hoje.

O que você vive hoje é o que você fez ontem. Então você tem que pensar no hoje, para amanhã ser bem melhor. Não desista! Não desista de continuar buscando isso. Então se você pensar no que estou falando, na questão do Tao… Tao é a paz interior. E se procurar ver o que existe por traz do ruído e da agitação de nossas vidas, você vai reconhecer que os nossos ritmos interiores fazem parte dos ritmos abrangentes da natureza.

Olhem a natureza. Ela é perfeita. E nós somos os seres mais preparados, que têm inteligência. Fazemos parte da natureza mas vivemos dissociados dela. Os animais, os insetos, estão inseridos na natureza. Lembra que eu contei a história do tsunami que atingiu a Índia, a Indonésia, Bangladesh, os países da Ásia Menor? O que aconteceu? Todos os animais que tinha ali, na pequenas florestas ou próximo ao mar, quatro horas antes, saíram de lá. Elefantes e todos os animais que estavam ali, de criação doméstica ou soltos naqueles países, fugiram. Eles sabiam que algo estava acontecendo, porque eles sentiram. Eles têm uma conexão com Gaya, com Pachamama, com a Terra.

O ser humano perdeu a conexão. Então a gente precisa ter essa conexão com a natureza. Por isso é importante você ter em casa um jardim, plantas; estar sempre indo para uma cachoeira, tomando banho de mar. Ter contato com a natureza é muito importante. O contato com a natureza da mata, as florestas, as águas, os mares e o contato com a natureza do ser humano, vai te remeter à paz interior. E você entrar no caminho do Tao, o caminho interior.

Então o Tao enfatiza essa paz interior e exterior. O Te Ching significa simplesmente o Livro Sagrado. Mas o Tao quer dizer o caminho. Ao mesmo tempo o princípio da trajetória e o princípio da ordem. Você tem que entender que o Tao combina toda essa sabedoria, que representa todos esses conhecimentos que existem nas correntes orientais. Fala que a paz interior é que faz o ser humano melhor. E é a pura verdade. Quem não tem paz não vive uma vida tranquila. É uma vida agitada, com conflito, com doença, com trauma. O Lao Tsé escreveu o seguinte: “A paz é o ponto para onde leva o caminho do qual ninguém pode desviar-se”. Ele quis dizer que o Tao é o caminho para a paz exterior e interior. Partindo de muitos séculos o Tao Te Ching, apresenta as lições do Ta, em ordem temática, começando com a paz de espírito depois de estender-se para fora, para o mundo à nossa volta. Na primeira parte, os princípios do equilíbrio taoísta dinâmico e o crescimento cíclico da unidade da ação harmoniosa. E a segunda parte mostra como cooperação com esse princípio traz mais a paz para a nossa vida.

O Tao é o caminho para uma vida inteira. Eu também estou apenas começando. Quanto mais trabalho com esse conhecimento, com esse princípio, com esse propósito, mais percebo o seu poder de liberar fonte de alegria, de criatividade. Novas soluções para a nossa vida. O Tao é o caminho da meditação, da cooperação, da ajuda, da solidariedade. Você pode querer trabalhar com alguns exercícios, junto com um amigo ou sozinho; ou uma amiga, ou um membro da sua família, reforçando o que aprende. Espalhando o caminho do Tao, o caminho da paz interior, o caminho da meditação, o caminho da reflexão, o caminho da sabedoria. O Tao te leva à luz porque o próprio Tao é a luz.

Todo mundo tem o seu potencial. Você tem que ter auto-responsabilidade com a sua vida para que você possa assumir o seu bastão, o seu destino e não dizer: “ah, o que eu vivo é destino”. Não é destino. O destino quem faz é você. Você é o dono da sua capacidade. Você é o dono da sua produtividade. Você é o dono da sua inteligência. Você é o dono de toda a energia de luz que existe dentro de você. Então você pode transformar seu mundo interior e seu mundo exterior e viver a vida que você quer. Se tornar um co-criador consciente é estar em conexão com o Tao. É ter a compreensão disso.

Todas as pessoas, os apóstolos, até o mestre Jesus. Até os 30 anos ele não tinha compreensão de quem ele era. Ele vivia na dúvida, na incerteza. Com 30 anos ele foi ao deserto e lá ele teve uma experiência mística, que foi passada pelo arcanjo Gabriel e pelas forças do céu. Então todas as pessoas passam por essa transição, e quanto mais cedo você acorda e desperta sua consciência, melhor será o seu caminho. O diamante é burilado a ferro e fogo para se tornar a pedra preciosa mais cara que existe na Terra. Então você, através da dor das catarses, do sofrimento, se burila para ser um diamante valioso.

Valorize essas catarses. Não tenha medo de passar por isso que você está passando. Essa dificuldade faz parte do aprendizado, do ensino, do crescimento individual de cada um de vocês.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Paulo Cassiano

Paulo Cassiano é Instrutor de Consciência, Consultor, Coach e terapeuta holístico especialista em ferramentas autoconhecimento

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter