O Tao é a paz interior

A paz, como percebeu Lao Tsé, é uma questão interior. Sem paz interna, não existe paz exterior

Postado dia 16/08/2016 às 09:00 por Paulo Cassiano

tao

Foto: Reprodução/Internet

Transcrito por Rose Diehl

Por que o Tao? O Tao é muito interessante porque ele fala de um conhecimento profundo, antigo, da paz interior e da paz fora de você. Para que a gente alcance a paz interior e a paz fora, é necessário encontrar esse caminho do meio. E são várias reflexões que nos levam ao Tao. Há séculos os inquietos vem encontrando paz interior seguindo o Tao Te Ching.

A obra do Lao Tsé, com suas 5000 palavras, tem ajudado as pessoas a viver nesses tempos turbulentos, levando à fonte de paz profunda de paz legítima. É o livro mais traduzido depois da Bíblia. Só para vocês terem uma ideia do potencial e do quanto é interessante esse livro. Todo esse estudo que vocês é baseado no livro O Tao da Paz, que está na sétima edição, um guia para paz interior e exterior escrito por Diane Dreher, que estudou profundamente o Tao.

O Lao Tsé escreveu o Tao Te Ching há cerca de 25 séculos para ser um guia de líderes da China Antiga. Explica que uma boa liderança significa viver bem, procurar equilíbrio pessoal, integração com os ciclos da natureza. Os pensamentos do Lao Tsé assumem hoje, uma importância muito especial. Apesar de ser muito antigo, a obra é muito atual. Quando procuramos não apenas a paz de espírito, mas também a paz no nosso mundo, buscando novos modelos de harmonia em tudo; desde a saúde holística, psicológica, física, ecológica, a relações sociais.

As pessoas estão redescobrindo a sabedoria do Tao. E a paz, como percebeu Lao Tsé é uma questão interior. Sem paz interna, não existe paz exterior.

Não existe comunhão com o vácuo quântico, com o todo, com o Universo, se não existe paz interior. Você não tem como resolver tudo que você quer fora de ti e encontrar um caminho de resolução de seus problemas, de uma vida melhor, mais organizada, mais estruturada, planejada, baseada naquilo que você almeja, que você sonha, se você não tem paz interior; se você não tem as suas crenças, se você não entende as suas crenças, se você não sabe como trabalhar com elas; se você não fez uma limpeza de crenças; se você não trabalha seus sistemas de crenças; se você ainda está preso à Matrix.

Você não tem a paz interior e, consequentemente, não vai ter a paz exterior. Só quando a gente encontra a paz dentro de nós mesmos é que podemos ver com maior clareza e agir com mais eficácia, cooperando com as energias que existem dentro e fora de nós.

Uma posição de um mundo mais pacífico. Inclusive, essa paz interior faz com que fora, a gente encontre paz. Então, às vezes, a gente vive uma vida conturbada, perturbada, de preocupação. E essa vida nos congela, porque você acaba entrando num fenômeno chamado entropia mental, psíquica, que é uma confusão de pensamento. Você não sabe o que pensar, não tem organização do que está pensando. E vai pelo impulso, pela vontade e acaba fazendo tudo errado, criando o Efeito Zenão; com que as coisas não aconteçam, não se materializem. Isso ocorre com a maioria das pessoas.

Então o que o Tao ensina? Que nossas ações têm consequências de longo alcance. O autor enfatiza a importância do equilíbrio da relação íntima entre nós e o nosso meio ambiente; a relação íntima entre nós e o mundo; a relação íntima entre nós e as pessoas; a relação íntima entre nós e a nossa casa; nosso ambiente familiar, o trabalho.

O mais importante é que você vai entender o seguinte: hoje, o que você vive, essa mesmice, essa vida de dificuldade financeira, esse problema de saúde, esse relacionamento conjugal complicado, esses conflitos familiares, essas separações em família, pai e mãe separados, todos esses conflitos que ocorreram há anos atrás, refletem hoje em você. O que significa que tudo que você está fazendo hoje, o que você está falando, o que você está dizendo, o que você está buscando, o que você está procurando, vai refletir na sua vida a longo prazo. Então é muito importante você semear o bem.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Paulo Cassiano

Paulo Cassiano é Instrutor de Consciência, Consultor, Coach e terapeuta holístico especialista em ferramentas autoconhecimento

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter