O que são as fases do desenvolvimento psicossexual de Freud?

Freud revolucionou a teoria da sexualidade ao dizer que ela não se restringe apenas aos atos sexuais


Postado dia 03/03/2016 às 08:00 por Priscila Andrade

freud

Foto: Divulgação/Internet

A sexualidade infantil é um tema complexo e de difícil aceitação ainda nos tempo atuais. A criança muitas vezes é vista como assexuada (ausente de desejos sexuais).

Sigmund Freud, nascido em 1856, foi o precursor da psicanálise pelo qual veio argumentar que a sexualidade não se resume apenas a procriação. Ele também foi um dos primeiros a falar sobre o assunto, afastando da criança a ideia de pureza e argumentando que ela sente afetos e desejos. Juntamente a isso há o aspecto psíquico, por isso a teoria leva esse nome, conceituando também a libido e a pulsão sexual, pois essas são as energias motivacionais primárias na vida humana.

Para ele, existe uma idade mais ou menos certa para cada fase que a criança vai passar, sendo 05 (cinco) as fases do desenvolvimento sexual: fase oral, fase anal, fase fálica, período de latência e fase genital.

FASE ORAL: Acontece por volta do 0 a 01 ano aproximadamente, a característica principal dessa fase é o prazer pela boca (zona erógena), e o objeto central do desejo é o seio da mãe, além de estímulos e objetos levados a boca.

FASE ANAL: Acontece por volta dos 02 a 04 anos aproximadamente, a característica principal dessa fase é o prazer pelo ânus (zona erógena), o prazer acontece por meio do controle das funções orgânicas (controle dos esfíncteres – anal e uretral) aprendendo o controle dessa função.

FASE FÁLICA: Acontece por volta dos 04 aos 06 anos aproximadamente, a característica principal dessa fase é o prazer pela região genital (zona erógena), o prazer acontece através dos estímulos nos órgãos genitais, desenvolvem a curiosidade sexual, pois as mesmas percebem que há diferenças nos órgãos (sexo feminino e masculino). A brincadeira de exploração acontece com frequência.

PERÍODO DA LATÊNCIA: Acontece por volta dos 06 aos 11 anos aproximadamente, a característica principal dessa fase é o deslocamento da libido para outras atividades, a energia libidinal vai ser focada nos estudos e brincadeiras.

FASE GENITAL: Acontece por volta dos 11 anos aproximadamente, a característica principal dessa fase é o início da adolescência e a busca por parceiros, reativa a sexualidade que estava adormecida no período da latência e começa a busca por relacionamentos sexuais.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Priscila Andrade

Professora e Educadora Sexual. Pedagoga e Mestre em Educação Sexual,

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter