O quê os fãs podem esperar de Star Wars VII ?

Há muito tempo, numa galáxia muito distante...

Postado dia 29/07/2015 às 16:00 por Caio Bezerra

sTAR wARS vii tEASER tRAILER 1

Para ter a grande honra de registrar o meu primeiro artigo no Sociedade Pública, não podia deixar de escrever sobre aquele que é considerado para muitos (incluindo eu) o filme mais aguardado de 2015: STAR WARS: Episódio VII – O Despertar da Força (The Force Awakens), que chega as telonas brasileiras em 17 de dezembro e tem no elenco Mark Hamil (Luke Skywalker), Carrie Fisher (Princesa Leia), Harrison Ford (Han Solo), Peter Mayhew (Chewbacca), Anthony Daniels (C3PO), Andy Serkis (Líder Supremo Snoke), Adam Driver (Kylo Ren), Gwendoline Christie (Capitã Phasma), Daisy Ridley (Rey), John Boyega (Finn), Max Von Sydow e Oscar Isaac (Poe Dameron), entre outros.

Afinal, o que os fãs da saga criada pelo cineasta George Lucas na década de 70 podem esperar sobre este novo longa metragem, agora coordenado pelo aclamado diretor de cinema, escritor e produtor de séries de TV, J.J Abrams? J.J. Abrams, aliás, que possui em seu histórico um currículo invejável, como co-criador das séries Lost e Fringe, por exemplo, e também o responsável pelo renascimento da franquia Jornada nas Estrelas (Star Trek) nos cinemas.

Em O Despertar da Força, a Resistência, antiga Aliança Rebelde, enfrenta agora a Nova Ordem, formada pelos remanescentes do famigerado Império Galáctico. A sinopse oficial do filme ainda não foi divulgada, porém sabemos que ele se passará cerca de 30 anos depois dos acontecimentos registrados no final de O Retorno de Jedi (1983).

Para começar a análise vou tecer algumas considerações que pude observar assistindo aos dois trailers oficiais, artes conceituais e alguns vídeos de making-off das gravações. Em meu ponto de vista, tenho a certeza de que J.J Abrams não irá decepcionar os fãs e que está se esforçando muito para agradar a todos.

jarjarPela análise de todo o material divulgado até agora, teremos de volta todos os elementos dos filmes originais da saga que ficaram faltando ou foram poucas vezes utilizados na última trilogia que começou em 1999. Com o lançamento do controverso Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, as críticas foram exaltadas devido ao uso excessivo de computação gráfica e principalmente pela aparição de um personagem caricato e pouco expressivo chamado Jar Jar Binks.

Para aceitar o desafio de dirigir O Despertar da Força, J.J Abrams ouviu os apelos dos fãs e empregou o máximo de efeitos práticos, com o uso de atores reais, maquiagens e robótica para a elaboração de muitos dos personagens presentes, entre eles o androide redondo, BB-8, que foi construído para ser utilizado nas gravações. Além disso, o diretor e sua equipe não pouparam trabalho e criaram cenários reais, entre eles a clássica nave Millenium Falcon do capitão Han Solo, e o árido planeta Jakku (é provável que as versões dubladas do filme pronunciem o nome desse mundo de maneira diferente), cujo set de filmagens foi inteiro construído em Abu Dahbi, nos Emirados Árabes.

Todos os elementos clássicos da trilogia original estão de volta no sétimo episódio da saga. Novamente poderemos ver nas telonas os caças de batalha X-Wing e Tie Fighter, assim como os soldados das tropas Stormtroopers que agora receberam um “upgrade” mais futurista em suas armaduras brancas e capacetes aterradores.

star-wars-the-force-awakens2Outro fator que chamou e muito a atenção dos fãs na internet foi o figurino e arma de um dos vilões do novo filme, o misterioso Kylo Ren, interpretado pelo jovem ator Adam Driver. Com um visual bastante agressivo, trajando um manto negro e máscara metálica, o vilão tem tudo para chegar a um patamar próximo (porém não igual) aquele alcançado pelo inesquecível Darth Vader (o maior símbolo da saga Star Wars). Ren possui um sabre de luz Sith completamente rústico que tem dois guarda mãos, uma alusão clara às espadas utilizadas pelos cavaleiros na Idade Média.

Com certeza um dos destaques do filme será a volta dos veteranos Mark Hamil, Carrie Fisher e Harrison Ford, que irão reprisar os seus papéis no novo filme, mas tudo indica que esta nova história irá girar em torno dos personagens mais jovens, interpretados pelos atores John Boyega, Daisy Ridley e Oscar Isaac.

Em dezembro devemos ter sim um grande marco digno de Star Wars: Episódio V – O Império Contra Ataca, considerado por muitos o melhor filme da saga. Todos os elementos que fizeram da franquia um dos maiores ícones da cultura pop mundial estarão de volta neste novo filme, que deverá agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos, pois o longa conta com um elenco de jovens atores talentosos que poderão assumir a missão de fazer sequências marcantes, que irão perdurar durante muitos e muitos anos nas memórias da nova geração.

Para finalizar este artigo querido leitor, gostaria de assumir o compromisso de em breve poder escrever um especial, dando mais detalhes sobre todo o universo de Star Wars, desde a criação, curiosidades, trilogia clássica, breve histórico sobre o criador George Lucas, inspirações e metáforas da saga, os filmes da trilogia prelúdio, universo expandido nos quadrinhos, a compra da Lucasfilm pela Disney, personagens, produtos e merchandising, e é claro, sobre o futuro da franquia incluindo os filmes em spin-off que estão confirmados.

Que a força esteja com todos vocês.

aq

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Caio Bezerra

Jornalista graduado pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Atua há sete anos na área de imprensa, tendo trabalhado em diversos segmentos

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter