O que é uma doula pós-parto?

Existem momentos na vida que precisamos de todo o apoio do mundo e o nascimento de um bebê é o maior de todos estes momentos! Não tenha receio de pedir ajuda. Ela é necessária!

Postado dia 19/08/2016 às 09:35 por Marcia Benalia

doula

Foto: Reprodução/Internet

Até pouquíssimo tempo atrás, ao conversar com gestantes e perguntar se elas haviam contratado uma doula para acompanhá-las nesta fase mágica que é a gestação e o parto, as respostas que eu recebia eram: “O que é uma doula?”  “O que ela faz?”  “Como é um parto com uma doula?”  “Doula é parteira?”

Com a disseminação de informações, hoje sabemos que doula não faz parto e sim, dá suporte físico e psicológico à mulher, mas poucos conhecem realmente o significado de trazer um bebê ao mundo através de um parto humanizado e como dar continuidade a esta humanização após o parto!

A chegada de um bebê na família causa modificações profundas na mãe, no pai, no ambiente e na relação de toda a família. Por mais que todos os envolvidos tenham se preparado, descobre-se que era necessário um pouquinho mais de mais preparo!!!

Bebês não são bonecos que podemos ligar  e desligar. Os primeiros meses são intensos para a mãe. Amamentação em livre demanda, acolhimento ao bebê, cólicas, choro, dor ao amamentar. O puerpério não é nada fácil! Para completar, temos a dança dos hormônios no corpo da mulher, fazendo-a se sentir feliz por ser mãe e triste por ter que lidar com tanta demanda.

Como suavizar este período? Com apoio! Rede de apoio é imprescindível para acolher a mulher que de filha, passou a ser mãe!

Nas grandes cidades, a figura da avó, cunhada, irmã, tia ou demais parentes já não é mais tão presente no puerpério. A vida moderna obriga a todas a trabalharem fora para manter o orçamento familiar e por conta disso não conseguem cercar a puérpera(mulher que teve bebê recentemente) de atenção. É justamente nesse momento que a doula pós-parto se faz tão necessária.  Ela poderá oferecer auxílio na amamentação,  no sono do bebê, massagens (tanto para mãe, quanto para o bebê), informações sobre o cuidado com o recém-nascido, ficar com o bebê enquanto a mãe simplesmente se desliga de tudo e aproveita para tomar um banho demorado, fazer as unhas e cabelos ou simplesmente ficar sem fazer nada!

Existem momentos na vida que precisamos de todo o apoio do mundo e  o nascimento de um bebê é o maior de todos estes momentos!  Não tenha receio de pedir ajuda.  Ela é necessária!

Conheça mais sobre o trabalho de uma doula pós-parto acessando o site www.astramaterna.com.br.

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Marcia Benalia

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter