O que é um banco de dados?

Aprenda mais sobre esse importante aliado da tecnologia atual e suas diferenças e utilidades

Postado dia 22/12/2015 às 00:00 por Stefani

 

DBMS

Há tempos existem muitos tipos de bancos de dados em nossa vida, como a lista telefônica, por exemplo. Porém, com a evolução da tecnologia, começamos a armazenar dados de modo digital e estes se tornaram o coração de muitos sistemas. Um conceito simples sobre bancos de dados:

Bancos de dados são coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. São de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.

Qual a utilidade?

Com a quantidade de informações que temos que armazenar no meio físico, fica impossível consultar grande quantidade de informações e a facilidade de se perder esses dados é muito grande. Visando isso, o banco de dados coloca a disposição do usuário todas as informações, podendo ser utilizado localmente, ou seja, utilizado apenas por quem tem acesso àquele computador em específico, ou então armazenadas em servidores e acessadas pela rede por diversos usuários.

Qual a diferença entre dados e informação?

Muitos consideram dados e informações palavras muito próximas, mas na verdade não são. Para compreender melhor o que é banco de dados, vamos definir a diferença entre as duas palavras.

Dados são conteúdos quantificáveis e que por si só não fazem sentido sozinhos, e podem ser considerados a unidade básica da informação. Sem os dados, não temos as informações, que são criadas a partir deles.

Exemplo: Minha empresa realizou um total de vendas de R$ 200.000 (duzentos mil reais). Isso significa algo? Não, é apenas um dado, porém não especifica se a empresa obteve lucro, se o objetivo foi atingido ou não.

Informação consiste agrupamento de dados de forma organizada que fazem sentido, ou seja, é o resultado do processamento dos dados.

Exemplo: Partindo do exemplo anterior, se eu falar que a meta de vendas era de R$100.000 (cem mil reais), para pagar funcionários, contas, etc… Então temos o processamento de dados, para verificar se a meta foi atingida e se a minha empresa vai conseguir quitar todas as suas dívidas.

Bom, vou ficando por aqui. Qualquer dúvida, só deixar seu comentário. Até a próxima =*

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Stefani

Gestão da Qualidade na Universidade de Mogi das Cruzes, tech lover e devoradora de conteúdo digital.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter