O que é saúde pra você?

Podemos afirmar que hoje a saúde está em um campo muito maior do que somente no ponto físico

Postado dia 26/04/2016 às 08:30 por Edson Timóteo

saude

Foto: Reprodução/Internet

Viajar, se relacionar ou até mesmo sentir o sol em uma manhã fazem parte de viver essa saúde, de ter este bem estar. A cada dia cresce o nosso entendimento por qualidade de vida, por conceitos de saúde e bem estar. A harmonia de diversas áreas de nossas vidas nos levaram a saúde, cada uma delas tem sua contribuição e importância, física, emocional, social e ainda descobriremos no caminhar áreas que merecem sua atenção e consequentemente são importantes para as nossas vidas.

Sem dúvida estamos vivendo um novo ciclo de revisão de diversas práticas e com certeza as consequências de uma vida desregrada e a modernidade tão impactante que nos tomou de forma avassaladora, demonstra seus efeitos colaterais; a internet, computadores , celulares e smartphones nos trouxeram inúmeros benefícios, aumentando ainda mais o avanço do chamado conforto através da tecnologia, os avanços antes admirados como elevador, escadas rolantes e controle remoto se tornaram comuns e já não nos deslumbram mais. Hoje podemos com apenas nossa voz dar comandos de acender e apagar luz e até mesmo mudar de canal. Pedir comida se tornou rápido e prático, basta um click em um aplicativo e pronto, sua campainha o avisará que sua comida está pronta, comida rápida a nossa disposição  e esta sem duvida é a palavra chave, rapidez , tempo , preciso de tempo, ou não tenho tempo. E esta economia ou ganho deste precioso fenômeno nos leva a acumulá-lo e desperdiçá-lo, às vezes de forma ingênua ou induzida.

A conta desta vida moderna já nos foi enviada

Doenças cardiovasculares representam o maior gasto com internações para o sistema de saúde; cada 2 min morre uma pessoa em decorrência de problemas cardíacos no Brasil; essas doenção são responsáveis também por 33% das aposentadorias concedidas. E os níveis de distúrbios metabólicos também apresentam aumento significativo, tendo a diabetes como grande vilã neste mundo moderno. No Brasil já passamos dos 12 milhões de pessoas com diabetes, números que nos colocam na quarta posição no mundo.

A hipertensão, doença que antes atingia um público de mais idade, tem a cada dia atingido as pessoas mais jovens, a cada dia jovens estão sendo incluídos em tratamento através de medicamentos e sendo incluídos no público hipertenso, ou seja, doente de hipertensão.

A Coluna Saúde e Bem estar vem de encontro a essa necessidade e te ajudará com temas e dicas práticas e interessantes para que você possa a cada dia alcançar saúde e bem estar de forma divertida e bem informada, a primeira delas é dar start nas atividades físicas. Veja a baixo algumas possibilidades e seus benefícios.

Básico e Eficaz

Pensando nos sete dias da semana que decorremos normalmente, posso afirmar que três dias de Atividade aeróbia para início de um programa que vise saúde é com certeza um ótimo estímulo. Não ir com sede demais ao pote sem dúvida também colabora para uma progressão segura e longânima sem lesões, 30 minutos no mínimo e 1 hora no máximo vão sem dúvida dar um start para o aumento do condicionamento e saúde!  Os benefícios superam em muito os três dias e o tempo investido:

  • Fortalecimento cardíaco
  • Fortalecimento respiratório
  • Melhora do sono
  • Melhora da circulação
  • Emagrecimento
  • Atua na prevenção e tratamento da diabetes
  • Atua na prevenção e tratamento da hipertensão
  • Atua na prevenção e tratamento de doenças cardíacas

Posso listar três dicas que e até mesmo alguns hobbies que valem para sair do sedentarismo!

São eles:

Caminhada em ritmo de quem está atrasado. Vale a caminhada com o cachorro.

Pedalar. Um ótimo estimulo! Busque a princípio os circuitos mais planos, e vale alternar com a caminhada quando o circuito for mais difícil.

Dançar. Ligue o som e mexa-se. Não se preocupe tanto com a coordenação dos movimentos e sim em se movimentar.

Obs: Estudos e pesquisas confirmam a indicação de 3 dias e 30 minutos de atividade, e a OMS se utiliza desta referência também.

 

 

 

 

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Sobre o Autor

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Edson Timóteo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007). Pós graduado em Fisiologia do Exercício

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