O que é o Modelo de Negócios?

Aprenda sobre esta importante ferramenta obrigatória no mundo do empreendedorismo


Postado dia 18/02/2016 às 00:00 por Liszeila Martingo

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Foto: Divulgação/Internet

O modelo de negócios não é o plano de negócios, não é uma estratégia. Ele é a representação dos processos de uma empresa, de como esta oferece valor aos seus clientes, como obtém seu lucro e como se mantém de forma sustentável ao longo de um período de tempo.

E para fazer o desenho de um modelo de negócio é preciso ter em mente que há exercícios a que todo empreendedor precisa se render. Eles fazem com que o projeto a ser desenvolvido seja trabalhado com investigação e pesquisas sobre o negócio de uma maneira menos apaixonada e mais realista, pé no chão.

A ideia que se pretende desenvolver para criar um negócio deve ser apresentada de forma objetiva. Normalmente, quando se fala do projeto para alguém na frase de apresentação, se inclui a proposta de valor e o segmento de cliente.

A ideia de um produto, ou serviço, ou método, ou etc. já conta com um determinado consumidor, mas é preciso lapidar isso.

Para tanto é indicado que se consiga responder as seguintes perguntas:

Qual é o problema que se busca resolver para a sociedade com essa ideia? É uma demanda real de mercado? Existe alguma solução para esse problema hoje em dia? O fato de se enxergar um problema de um cliente ou a dor que ele tem ou a necessidade dele que não foi atendida, precisa ser confirmada por ele próprio. Caso contrário, nossa hipótese de problema pode estar equivocada…

De que forma se pretende solucionar esse problema? O que há de novo nessa solução? Por que se decidiu focar nessa solução? Se tem expertise nessa área? Qual é a solução do problema? Como sanou a dor dele? O que ou como atendeu à necessidade do cliente que não foi atendida? E aqui não se trata do PRODUTO ou DO SERVIÇO, mas do que eles proporcionam ao cliente. E há que se confirmar essa hipótese de solução com o cliente para que não se perca tempo.

Quais são os potenciais usuários ou clientes para o seu negócio? Qual é o tamanho do mercado que você busca atingir com a criação de um negócio a partir desta sua ideia? Segmentação ou público-alvo são aqueles que tem o problema e que precisam de uma solução! Precisa-se confirmar essa hipótese de consumidores.

Quem são seus potenciais concorrentes, e/ou quem pode se tornar seu concorrente ao longo do desenvolvimento do seu modelo de negócio? Nomeie pelo menos três. O que se apresenta que é melhor do que esses concorrentes? Qual é o seu diferencial? Coloque esse diferencial na SOLUÇÃO!

E finalmente, como se pretende fazer chegar seu produto ou serviço aos usuários? Como se vai ganhar dinheiro com essa ideia?

Uma boa forma de se ter uma abrangência maior nas pesquisas é envolver outras pessoas. A diversidade de perspectivas entre as pessoas traz robustez à discussão do Modelo de Negócios.

Com essas respostas pode-se testar essas hipóteses com seus consumidores. Ou seja, pode-se fazer o teste de seu modelo. Pode-se ainda, fazer pequenas apostas, “conversar com a ideia”, prototipar, aprender rapidamente, falhar cedo e revisar o modelo constantemente.

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Liszeila Martingo

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