O que é logística

Nessa primeira postagem eu quero falar um pouco sobre o que é a Logística, essa queridinha de todos os que comentam sobre negócios, e botar alguns pingos nos is.

Postado dia 16/11/2016 às 08:00 por Valter Mello

logística

Foto: Reprodução

A logística já é uma senhora bastante idosa com ancestrais lá na Grécia; seus princípios já eram conhecidos de Alexandre o Grande e outros estrategistas militares daquela época. Alexandre chegou a ter em seus exércitos um grupo de Logistikas, que eram os encarregados da movimentação de víveres, armas, e pessoas[1].

Entretanto como área organizada do conhecimento a logística passou a ter relevância a partir da Segunda Guerra, porque como tantas outras conquistas humanas, infelizmente nasceu das armas.

A partir do final do conflito, essas boas práticas destinadas a movimentar com eficiência e com baixo custo passaram ao mundo dos negócios. Hoje a logística é parte imprescindível da estratégia das empresas, sendo a responsável pela garantia da satisfação dos clientes naquilo que diz respeito ao atendimento de suas necessidades de tempo e de lugar.

Podemos defini-la de forma simples, dizendo que é o conjunto de processos decisórios e operacionais que garante o fluxo de bens e serviços e adiciona valor a eles, ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Portanto, vamos desmistificar: Hoje em dia virou moda falar da logística da festa, da logística do campeonato, e outras logísticas tantas.  Então vamos aprender, isso não é logística. Pode ser planejamento, organização, layout, pode ser um monte de outras coisas mas se não implica no fluxo organizado de alguma coisa, então não é logística. E aqui cabe uma ressalva, daquelas de fundir os neurônios – mesmo a armazenagem pode ser considerada um fluxo em que a velocidade é zero.  Sobreviveu a essa definição?  Ufa, então tudo bem.  Você gostará dos meus próximos artigos!

As boas práticas logísticas podem ser aplicadas a qualquer tamanho de negócio, e essencialmente não exigem nada mais do que bom senso, aliado ao conhecimento de princípios simples de otimização. Contudo, o fato de serem simples não significa que os conceitos sejam irrelevantes, muito pelo contrário. Exatamente porque são simples são fundamentais, e quando são deixados de lado acabam acarretando a perda do desempenho e o aumento dos custos da empresa.

Em nossas próximas conversas falaremos sobre embalagens, sobre a manutenção dos estoques, sobre serviço ao cliente e muitos outros assuntos interessantes para vocês empreendedores.  Enquanto isso, mandem suas dúvidas e comentários. Será um prazer recebe-los.

[1] Atualmente, nas Forças Armadas brasileiras, esse corpo é chamado de Serviço de Intendência
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Valter Mello

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter