O que é gratividade?

Colocar a gratidão em atividade ajuda a conquistar resultados profissionais e é importante para melhorar a qualidade de vida e a saúde

Postado dia 06/12/2016 às 08:30 por Douglas de Matteu

gratividade

Foto: João Catalão e Ana Teresa Penin autores do livro UAUme

 O termo gratividade foi cunhado por João Catalão e Ana Teresa Penin no livro UAUme! Consiste basicamente em colocar a gratidão em atividade. Tal neologismo une as palavras “gratidão” e “atividade”, ou seja, coloque sua gratidão em prática. Esse é um dos caminhos apontados pelos autores para conquistar excelentes resultados na vida pessoal e profissional.

A gratidão é a qualidade de quem é grato, ou ainda, refere-se ao reconhecimento por uma dádiva, um auxilio por um benefício, um favor ou uma conquista. A gratidão como emoção está presente na Bíblia e focaliza a gratidão a Deus.

As ciências mais modernas, como a psicologia positiva, têm investigado os efeitos da gratidão. A Universidade de Harvard sinaliza seus efeitos em nível de saúde física: o cultivo das emoções e dos estados positivos contribui para a felicidade.

Dizer “obrigado(a)” ou “agradecido(a)”?

É muito mais comum para o brasileiro dizer “obrigado”, como forma verbal de gratidão. Porém, ao analisar palavra “obrigado”, vemos que sua origem deriva do latim “obligatu”, que está relacionada a ligar, amarrar, dever

Ou seja, dizer “obrigado” significa ficar obrigado a devolver a gentileza, isto é, um vinculo moral de dívida, um condicionamento, algo que dever ser pago.

Porém, ao analisar a palavra “gratidão”, sua origem também deriva do latim “gratia”, cujo significado é graça, ou “gratus”, que se refere como agradável.

Ou seja, uma emoção que agrada. É a benevolência, isto é, bondade de ânimo para com algo ou alguém.

Diante do exposto, convido você a substituir o “obrigado”, ou “muito obrigado”, por “eu sou grato”, ou “muito agradecido”.

Lubrifique seus relacionamentos com gratidão, assim como sua vida financeira, amorosa e profissional. Agradeça mais e estará cultivando emoções positivas para você e para quem prestou algum tipo de auxilio, apoio ou algo do tipo. Seja mais grato e receba mais dádivas.

5 Ações para a prática da gratidão, ou seja, usar a gratividade:

  • Busque pensar, escolher agir em prol da gratidão.
  • Encontre aspectos positivos da sua vida e agradeça.
  • Verbalize as pessoas sua gratidão.
  • Demostre sua gratidão com atitudes.
  • Faça um caderno de gratidão e nele escreva constante motivos de gratidão.

 

Deixo aqui minha gratidão: agradecido pela leitura, grato, thank you, gracias, merci, grazie, danke!

#gratividade #compartilhe

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Douglas de Matteu

Diretor presidente do Instituto de Alta Performance Humana e presidente da ABPM. escritor, professor universitário e coach.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter