O primeirão do Nirvana

Bleach... O disco que deixou Seatle em choque!

Postado dia 29/07/2015 às 16:05 por Leonardo Carrasco

 

maxresdefault

Para estrear em grande estilo minha coluna, escolhi um clássico do rock alternativo: Bleach do trio norte-americano Nirvana, o álbum de estreia lançado em junho de 1989. Apesar de não ter feito sucesso na época de seu lançamento, Bleach é um disco fundamental na história da banda e reflete muito bem a sonoridade e o contexto do que acontecia na cidade de Seattle, Washington.

0Não chega a ser o disco definitivo do Nirvana, porém possui características muito fortes de grande parte das composições de Kurt Cobain: muito peso com influência de Black Sabbath e Led Zeppelin; passagens barulhentas que lembram Pixies, além de letras sombrias, claustrofóbicas, com muitas frases de impacto como na música Negative Creep, na qual Cobain berra insanamente “I’m a negative creep, I’m negative creep and I’m stoned!”, o que muitos acreditam ser exatamente como o artista se sentia naquele período.

Aliás, é importante frisar que esse disco ainda não contava com Dave Grohl, e sim com o baterista Chad Channing, um músico menos técnico, mas que se encaixava perfeitamente no som mais bruto e visceral desse Nirvana no final dos anos 80. Três faixas foram gravadas por um dos bateristas anteriores, Dale Crover – a banda chegou a ter seis bateristas em toda a sua história!

Abaixo, apresento-lhes toda a tracklist e espero que, se você nunca o escutou, faça isso o quanto antes, pois ele é viciante do início ao fim. Sem alusão aos vícios que o guitarrista/cantor tinha, por favor!

Blew (Cobain)

Floyd The Barber (Cobain)

About A Girl (Cobain)

School (Cobain)

Love Buzz (van Leeuwen)

Paper Cuts (Cobain)

Negative Creep (Cobain)

Scoff (Cobain)

Swap Meet (Cobain)

Mostauche (Cobain)

Sifting (Cobain)

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Leonardo Carrasco

Formado em marketing e publicidade, músico, ator profissional, dublador e locutor. Atualmente trabalha como diretor de marketing.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter