O peso das coisas

Demasiada expectativa pode levar à frustração! Viva a vida de modo simples e seja feliz!

Postado dia 28/07/2016 às 08:30 por Jardel Moura

 

vida

Foto: Reprodução/Internet

É sabido que se for dentro das leis, sejam elas dos homens ou divinas, cada um cuida e vive sua vida como bem entender. Mas observo que muitas pessoas dão a determinadas situações, anseios ou decepções um peso maior do que elas realmente têm. Trazem assim uma carga emocional muito maior do que deveriam. Por consequência, um desgaste desnecessário, e em muitos casos traumas que se manifestarão por toda a vida.

Uma das prováveis soluções seria o desapego, porém poucos conseguem praticá-lo. Acho que é da natureza do ser humano ter apego por coisas, pessoas, objetos ou situações. Muitos até confundem ambição com ganância. Em muitos casos, essa característica ganha grandes proporções e chega à obsessão.

Significa que basta nos desapegar de tudo e o peso vai embora? Não, infelizmente não é tão simples assim. Como qualquer outro remédio, este, se não for administrado da forma correta, pode ser fatal. Veja como exemplo o terrorismo: pessoas obcecadas por religião, posicionamento político, questões étnicas, orgulho, ego, entre outras, se desapegam de tudo a ponto de oferecer sua vida por sua obsessão.

Pois bem, se feito da forma correta, o desapego é, sim, solução para uma vida mais plena, mais tranquila, com menos sofrimentos e aflições, sobrando tempo para nos preocuparmos com o que realmente interessa, com nossa saúde, a família, os amigos, o trabalho, nossos sonhos e nossas realizações, dando um sentido melhor – e não necessariamente maior – a tudo que fizermos.

Não estou aqui sendo pretensioso a ponto de dizer que tenho a formula mágica da paz, que encontrei a solução dos meus e dos seus problemas, pois ainda não consegui. Mas venho tendo bons resultados. Posso dizer que é como uma doutrina, um passo de cada vez.

Devemos imaginar uma balança: tiramos um pouco da bandeja do apego e colocamos na bandeja do desapego, aos poucos, sem exageros, ao longo da vida, tentando assim encontrar o equilíbrio que é onde a paz se encontra.

Agora vamos respirar um pouco, deixar esse peso todo de lado, viver um pouco o simples.

 

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Jardel Moura

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter