O monge e o barqueiro

Todo conhecimento é útil. Depende de onde você vive e para que você precisa dele

Postado dia 09/08/2016 às 08:00 por João Anatalino

monge

Foto: Reprodução/Internet

Era uma vez um monge que passara a maior parte da sua vida estudando em um mosteiro. Aprendeu tudo sobre astronomia, matemática, geologia, física, botânica, química. Com isso tornou-se um respeitado intelectual, além de um grande filósofo. Um dia ele resolveu deixar o mosteiro onde vivia e se dedicar a ensinar tudo que aprendeu. Conhecimento que não se aplica, dizia o seu mestre, é sabedoria inútil. Mais que isso, é puro pedantismo. E ele queria mudar o mundo com sua sabedoria.

Em sua viagem para o local onde pensava fundar sua escola, ele precisou atravessar um rio caudaloso, largo e profundo. O barqueiro que o levava para o outro lado era um sujeito forte, mas muito bronco. Falava tudo errado e praguejava como um bárbaro. O monge resolveu passar para ele um pouco da sua sabedoria.

Mostrou como poderia calcular a largura do rio pelo número de remadas que dava; a saber as horas do dia pelo movimento do sol; como poderia se cansar menos na travessia do rio aproveitando a correnteza; como poderia se tornar mais simpático com as pessoas usando melhor a sua linguagem. E por aí afora.

Vendo que o barqueiro não dava a menor importância para a sua aula, mas ficava simplesmente remando e resmungando, o monge calou-se. Não antes de xingar o barqueiro e dizer que ele era um ignorante que desperdiçara a vida inteira vivendo daquela forma bárbara, sem aprender nada na vida.

Estavam bem no meio do rio quando uma grande tora de madeira chocou-se contra a barca e ela virou. Os dois caíram na água. O barqueiro começou imediatamente a nadar para a margem mais próxima. O monge, por seu turno, começou a se debater.

– Nade para a margem– gritou o barqueiro.

– Eu não sei nadar – respondeu o monge.

– Que pena – respondeu o barqueiro. – Parece que quem desperdiçou a vida inteira aprendendo coisas inúteis foi o senhor.

Moral da história: todo conhecimento é útil. Depende de onde você vive e para o que você precisa dele.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

João Anatalino

João Anatalino Rodrigues é bacharel em Direito e Economia e Mestre em Direito Tributário e escritor com 10 publicações autorais.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter