O dia das mães pelo mundo

Você conhece a história dessa data tão importante?

Postado dia 06/05/2016 às 08:00 por Joyce Silva

mãe

Foto: Reprodução/Internet

Desde 12 de maio de 1918, comemoramos no Brasil o Dia das mães. Porém, a data vem de temos mais longínquos. Na Grécia antiga, a comemoração era sobre o início da primavera e Rhea, a Mãe dos Deuses, era festejada.

No século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães, quando as operárias tinham folga para comemorarem com suas mães e filhos o Mothering Day, quando faziam um bolo chamado Mothering Cake.

Já em 1905, uma americana, Ana Jarvis, foi a percussora do Dia das Mães no país, quando perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Suas amigas, preocupadas, começaram a festejar a memória da mãe de Ana com uma festa na data. Ana então pediu que a comemoração fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, em um dia só delas.

Em uma luta que durou três anos, Ana brigou e conseguiu instituir a celebração oficial, comemorada pela primeira vez em 26 de abril de 1910. O primeiro Estado norte-americano foi a Virgínia Ocidental, mas logo outros Estados seguiram o exemplo. Em 1914, o presidente à época, Woodrow Wilson, unificou a celebração e estabeleceu a data do segundo domingo de maio como a oficial.

Em pouco tempo, mais de 40 países seguiram o exemplo e hoje celebram o Dia das Mães no fim da segunda quinzena de maio.

Essa é a história dessa data tão comemorada em todo o mundo. Mas o melhor de tudo é criar a tradição da família, aquele almoço especial, mesmo que não seja em um restaurante, um presente bacana, uma forma única de comemorar com nossas mães e nossos filhos. Em meu caso, a comemoração é tripla. Celebro minha mãe, Eunice. Celebro minha avó, Creuza. E celebro minha filha, a Nina Morena. São três forças que me fazem amar tanto essa data e que me farão ser cada vez melhor tanto como filha quanto como mãe,

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Joyce Silva

Joyce Silva é Relações Públicas, atua como sócia da empresa Igba Conteúdo.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter