O ceviche

A raiz da palavra vem do quíchua "siwichi", ou seja, peixe fresco! Aprenda essa deliciosa receita

Postado dia 10/08/2016 às 08:30 por Roque Thomazini

 

ceviche

Foto: Reprodução/Internet

Hoje vou falar de um prato muito apreciado pelos brasileiros que o conhecem: o ceviche, que tem origem peruana e como base um peixe marinado em algum ácido e servido acompanhado de pimenta, milho verde tostado, milho fervido ou batata doce. Existem variações com lagosta, camarão, etc. Mas o importante é que a carne do peixe seja firme e branca.

Segundo o Wikipedia, o conhecido geógrafo peruano Javier Pulgar Vidal, a raiz da palavra “ceviche” vem do quíchua “siwichi”, ou seja, peixe fresco. O jornalista Francisco More levanta a hipótese de a origem estar na palavra “cebo”, ou isca, cortes pequenos de peixe. Outra versão, mais “clássica”, seria do latim “cebo”, que significa “comida abundante”.

Por sua vez, o historiador Juan José Veja levanta a ideia de uma origem no árabe, na palavra “sibesh”, comida ácida, lembrando que mulheres mouriscas trazidas por Francisco Pizarro marinavam o peixe cru dos incas em suco de laranja azeda. Daí viria a versão sebiche, considerada como oficial do governo peruano.

O leche de tigre” é um importante ingrediente da preparação do ceviche , que é o suco feito com o peixe marinado no limão com os outros componentes. O nome “leite” se deve à de cor branca e o “tigre” ao fato desse molho ser usado no peru para curar “ressacas” e dar força a quem o ingere.

Mas o que importa é que se trata de um prato rico em sabores e com grande quantidade de proteínas. O ceviche leva em sua receita um “ácido”, que pode ser limão ou vinho seco, o que lhe confere um “cozimento” da carne sem precisar levar ao fogo.

Ótimo para ser consumido em dias quentes, acompanhado de um bom vinho ou cerveja, é um prato refrescante e saboroso.

Veja abaixo a receita do ceviche do meu amigo chef Gastón Acúrio, a quem tive o prazer de conhecer em uma convenção gastronômica em São Paulo em 2012.

Espero que gostem!

CEVICHE – PERU
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
800 gr             Linguado fresco ou outro peixe de carne branca;
20 gr               Cebola roxa em julienne;
05 gr               Pimenta dedo-de-moça;
15 un               Suco de limão de limões tahiti;
02 c chá          Sal;
01 c café         Pimenta-do-reino branca;
Modo de preparo
Corte o peixe em cubos de 2cm
Adicione o suco de limão e os outros ingredientes e
Deixe descansar por 2 horas na geladeira
Sirva gelado.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Roque Thomazini

Roque Thomazini, formado Bacharel em direito, optou pela gastronomia como profissão

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter