O caminho da mudança

Você já se pegou reclamando de alguma situação de sua vida em que, mesmo desejando muito mudar, não conseguiu? Possui hábitos que mesmo reconhecendo-os como prejudiciais, não consegue evitar? Quer saber como acelerar e aumentar drasticamente suas chances de sucesso?

Postado dia 20/04/2016 às 08:30 por Fabio Gabas

vida

Foto: Reprodução/Internet

Para as pessoas mudarem, são necessárias algumas chaves que permitirão o chamado “breakthrough” ou, em português, a quebra de limites! Esta quebra de limites é um momento na sua vida em que o impossível se torna possível. Ela pode acontecer naturalmente numa situação de frustração profunda, raiva ou estresse quando atingimos nosso limite e gritamos “Nunca mais, chega!!!”. E quem já não passou por situações num relacionamento em que chegou neste limite e terminou definitivamente? Ou nas suas finanças com aquele emprego ou chefe que te tirou do sério e te fez mudar? Ou até mesmo na balança em que num dado momento disse: Agora chega, vou emagrecer!!!

No entanto, essas “quebras de limites” também podem ser criadas voluntariamente e as três áreas principais são finanças, relacionamentos e corpo físico (saúde).

Quais são os três passos principais para criar uma quebra de limites?

São eles:

  • Sentir raiva ou frustração profunda pela situação atual e projetar COM EMOÇÃO a situação ideal, vivenciar esta situação com clareza, alegria e confiança. Olhar no espelho e ver em seus olhos as virtudes e a segurança deste momento que já está dentro de você. Por que deseja isso? Que razões o compelem? Está disposto a fazer qualquer coisa por isso?
  • Estratégia. A maioria das pessoas que tentam alcançar algo ou realizar mudanças não fazem sua lição de casa no sentido de pesquisar exaustivamente qual a melhor estratégia para seu objetivo e, portanto, se deparam com diversos “paredões” que as fazem desistir rapidamente. Para os mais persistentes e fortes, a ausência de uma boa estratégia faz com que briguem loucamente contra esses paredões até que vão galgando novos degraus neste caminho de maneira mais exaustiva, estressante e por vezes mais lenta. Porém, o ideal é conhecerem e se aprofundarem na estratégia de pessoas que conseguiram o que desejavam e seguir com afinco esse caminho que já foi trilhado.
  • Mudança de crenças e programações e mudança de estado! As nossas crenças nos contam histórias sobre nós mesmos que geram emoções e são nossas emoções que conduzem os comportamentos e ações.

Vou dar um exemplo da importância daquilo que acreditamos, impactando nossas vidas e nossa saúde. A dra. Kelly Mc Gonigal, psicologista da Universidade de Stanford nos EUA, fez uma pesquisa que mostrou que adultos que experimentam “muito estresse” e acreditando que o estresse é prejudicial, tinham aumento de 43% no seu risco de morte, enquanto que adultos que experimentam esse mesmo nível de estresse, porém cientes que o estresse é algo positivo em suas vidas, o aumento do risco foi nulo! E o que é necessário para que esta mudança ocorra?

Conforme falamos até aqui, mudar a estratégia, crenças e seu estado emocional. E lembre-se da célebre frase do grande Henry Ford: “Quer você acredite que pode ou quer você acredite que não pode, você está certo!” Se você acreditar que sua vida é muito estressante, injusta, ou que é necessário “matar um leão a cada dia”, assim será! Mude a estratégia para conduzir sua vida, aprenda com quem já chegou e se mantém aonde você quer chegar, inclusive no peso da balança.

Mude seu estado! Pare de deixar seu cérebro pessimista assumir o controle 24 horas por dia pois estará vendo sempre o lado negativo e só o que pode dar errado. O cérebro foi designado para gerar sobrevivência, felicidade é você que tem que fazer!

E finalmente mude suas crenças, a historinha de sua vida. “Minha vida é assim”, “eu sou muito nervoso mesmo”, “Pra mim as coisas são sempre difíceis”,  “Eu tenho que trabalhar e viver assim, não há outra opção”… Até quando vai ficar preso (a) nesta historinha que você “comprou”, se identificando com ela e reclamando? Perceba que não é o que você é, mas sim o que você está! E não tem que ser assim, você pode mudar como tantos mudaram. A opção é sua e só depende de você… de seguir algo chamado AÇÃO com CORagem (COR-AÇÃO). Eu sei que você pode e estou torcendo por você, pela sua felicidade! Até a próxima.

Grande abraço

Fabio Gabas

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Fabio Gabas

Clínico dedicado aos estudos da medicina Preventiva e Integrativa. Atende na Clínica Healthy em São Paulo, e médico sócio da Clínica Gabas CRM 95.581

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter